Slider[Style1]

Style2

Style3[OneLeft]

Style3[OneRight]

Style4

Style5[ImagesOnly]

Style6

Ceará vence o Fortaleza, sagra-se campeão invicto do turno e vai à final do Estadual

O Ceará é campeão invicto do primeiro turno do Campeonato Cearense. Em uma decisão disputadíssima no Castelão, o Vovô venceu o Fortaleza por 1 a 0, já garantindo presença na final do Estadual-2011.

Clássico costuma ser disputado. E quando vale título, o difícil é não ser eletrizante. Com isso, Ceará e Fortaleza disputaram cada palmo do campo. Ninguém queria dar o mínimo de espaço para o rival pensar. Assim, o primeiro tempo da decisão foi mais disputado do que jogado. As chances foram raras.

O Fortaleza iniciou melhor. Mais firme na marcação e decidido ofensivamente, o Leão do Pici foi dono do jogo nos primeiros dez minutos.

Explorando a velocidade do atacante Reginaldo Júnior, o Tricolor teve a primeira chance de gol aos nove minutos, em passe do camisa 11 para o atacante Léo Andrade, que chutou rasteiro para fora.

Mas, aos poucos o Ceará, perdido até então, adiantou a marcação e equilibrou o jogo. Com o avanço dos volantes Heleno e João Marcos, o Ceará encontrou espaços para atacar.

E a partir da metade da primeira etapa, o Alvinegro finalmente foi mais incisivo no ataque, levando perigo ao gol do Leão, alternando ataques com os laterais Boiadeiro e Vicente. As melhores chances alvinegras vieram aos 33 e aos 34 minutos, com Iarley. Na primeira, o atacantes invadiu a área, chutou rasteiro, errando por pouco. No minuto seguinte, o atacante acertou um forte chute, mas o goleiro Fabiano fez uma defesa impressionante e salvou o Leão.

Susto Após dez minutos sem grandes chances e muita marcação, aos 44, em lance casual, quase o Ceará marcou: o lateral Boiadeiro tentou cruzar da esquerda e quase surpreendeu Fabiano, que jogou para escanteio. No segundo tempo, foi a vez de o Ceará tomar a iniciativa. Com o apoio constante dos laterais, o Alvinegro era perigoso pelos flancos, mas a defesa do Fortaleza se mantinha firme. Com o domínio do Ceará, o técnico Flávio Araújo, do Fortaleza, tirou o meia Luciano Henrique e pôs o volante Leandro. Assim, passou a espelhar o esquema de Dimas Filgueiras, que iniciou o jogo de forma surpreendente, com três volantes no meio-campo: Heleno no posto do zagueiro Cléber. Com isso, a marcação do Tricolor, que já era competente, ficou ainda melhor. E Dimas respondeu, tirando o centroavante Júnior, que teve raras chances de finalizar, lançando Osvaldo, para dar maior velocidade ao ataque. Mas a modificação não surtiu efeito imediato. Com o Fortaleza acuado pela pressão do Alvinegro, não havia espaço para atacar em velocidade. Sem finalizações perigosas até os 35 minutos, as torcidas pediam atacantes do banco de reservas. A alvinegra, Nicácio e a tricolor, Tatu. E os técnicos atenderam aos pedidos, colocando os dois atacantes.

Estrela

E Nicácio foi decisivo. Aos 41, o atacante deu passe perfeito para Osvaldo, que entrou livre na área e finalizou, com a bola ainda batendo na trave antes de entrar, para delírio do lado preto e branco das arquibancadas.

Após o gol, o Ceará passou a controlar a partida, tocando a bola no ataque. E o Leão, que se defendeu bem em todo o jogo, não teve mais forças para buscar o empate que levaria a decisão para os pênaltis.

E com o apito final de Heber Roberto Lopes, a festa da torcida alvinegra, em maioria nas arquibancadas, foi iniciada no lotado Castelão.

Ficha técnica
Ceará 1
Fernando Henrique; Boiadeiro (Sérgio Mota), Erivélton, Fabrício e Vicente; João Marcos, Michel, Heleno e Geraldo; Iarley (Marcelo Nicácio) e Júnior (Osvaldo)

Técnico: Dimas Filgueiras

Fortaleza 0
Fabiano; Roniery, Plínio, Gilmak e Guto; Régis, Marcos Paulo, Luciano Henrique (Leandro) e Bismarck (Cleyton), Léo Andrade (Tatu) e Reginaldo Júnior

Técnico: Flávio Araújo

Fonte: Iguatu Noticias

Em Fortaleza Prefeito em exercício sanciona lei contra uso dos paredões de som

" Nesta sexta-feira (04), o prefeito em exercício, Acrísio Sena, sancionou o Projeto de Lei 0198/09, que proíbe o funcionamento dos equipamentos de som automotivos, popularmente conhecidos como paredões de som, nas vias, praças, praias e demais logradouros públicos em Fortaleza.

De autoria do vereador Guilherme Sampaio, a lei também estende a proibição dos paredões e equipamentos sonoros semelhantes, aos espaços privados de livre acesso ao público, como postos de combustíveis e estacionamentos.

A lei é mais um instrumento para fortalecer o trabalho que a Prefeitura de Fortaleza já realiza desde 2005, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), contra a poluição sonora na capital cearense. Somente no ano passado, 426 equipamentos de som foram apreendidos pelas equipes do órgão.

Acrísio reúne-se com vereadores

O Prefeito de Fortaleza em exercício , Acrísio Sena, reuniu-se com os vereadores do Município para agradecer ao apoio recebido durante os 10 dias em que assumiu o poder executivo. “Iniciei os trabalhos desse período com os vereadores, ao mandar duas importantes mensagens para a Câmara (regulamentação do Plano Diretor e criação do Instituto de Planejamento de Fortaleza - Iplanfor), e quero encerrar prestigiando mais uma vez a Casa”, disse Acrísio durante o evento.

Segundo Acrísio, a ajuda de cada um dos 40 vereadores, tanto de oposição quanto de situação, foi decisiva no período que assumiu a função de Prefeito. “Os vereadore me acolheram com firmeza”, declarou. Na oportunidade, Acrísio também prestou contas dos projetos de indicação dos vereadores que encaminhou como mensagem durante esses 10 dias, segundo orientação do departamento jurídico da Câmara. Ele também citou os projetos de lei que foram sancionados, a exemplo da Lei do Paredão e do reajuste dos professores do Município."

Fonte: Site da Prefeitura de Fortaleza

Lula já chamou Kadafi de "amigo e irmão"


Figura mais controvertida do mundo árabe, Muamar Kadafi acaba de dizer que vai morrer na Líbia como um “mártir”. Ou seja, ainda vai haver muito derramamento de sangue no país africano.

Kadafi sempre foi visto como um pária no mundo ocidental, mas nos últimos anos aproximou-se de lideranças como Nicolas Sarkozy, Silvio Berlusconi e, em especial, a Lula.

Durante os oito anos de governo, Lula do PT encontrou-se quatro vezes com o ditador líbio. Logo no primeiro ano de gestão, em 2003, o brasileiro foi recebido em Trípoli.
Em julho de 2009, novamente em território líbio, Lula chamou Kadaffi de “amigo e irmão”.

Já nos conflitos recentes em países árabes, Dilma Rousseff PT tem insistido nos bastidores em dizer que o Brasil não precisa ter opinião para tudo. Ou seja, não precisa se posicionar drasticamente na questão.

Tem certa razão. Até porque, dependendo do que ela disser, fica difícil de apagar. Principalmente laços estranhos de “amizade e fraternidade”.

DETRAN "OPERAÇÃO CARNAVAL 2011"



O Detran realiza desta sexta (04) a quarta-feira (09) a “Operação Carnaval 2011”, que contará com 300 agentes do órgão.
O órgão vai atuar em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde, Secretaria de Turismo e Departamentos de Trânsito dos Municípios.
A fiscalização, durante os 5 dias do feriado, será intensificada com blitze itinerantes em todas as regiões do interior do Estado, na Capital e Região Metropolitana.
Haverá fiscalização especial nas praias do litoral para impedir a circulação de veículos em áreas de concentração de banhistas.
Durante a “Operação Carnaval 2011”, serão utilizadas 60 viaturas equipadas com bafômetros. Nas CEs 040, 085, 090 e 060 serão instalados traillers que contarão com efetivo durante 24 horas para fiscalizar os locais com maior fluxo de veículos.

(Sobral de Prima)

INSS – Segurados terão que renovar senhas e comprovar que estão vivos


“O Ministério da Previdência mudou a regra de comprovação de vida para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e vai exigir o recadastramento para os segurados que recebem os benefícios em conta-corrente e conta-poupança. Até agora, a regra só valia para os que recebiam o pagamento por cartão magnético.

Com a extensão da obrigatoriedade, 28 milhões de segurados terão que renovar senhas e comprovar que estão vivos para continuar a receber os benefícios. A mudança de regra foi definida em uma resolução assinada pelo presidente do INSS, Mauro Rauschild.

As instituições financeiras serão responsáveis pelo recadastramento e repassarão as informações para o banco de dados da Previdência. A renovação das senhas pode ser feita por um representante legal ou pelo procurador do beneficiário legalmente cadastrado no INSS, mas a comprovação de vida deve ser feita pessoalmente.

Nos casos em que o beneficiário não puder ir até o banco – por idade avançada ou problemas de locomoção, por exemplo – o INSS enviará um servidor à sua casa, de acordo com o Ministério da Previdência.”

(Agência Brasil)

Carnaval 2011: Ministério da Saúde alerta sobre risco de álcool e direção para homens jovens


O Ministério da Saúde divulgou um alerta sobre o risco provocado pelo consumo de bebida alcoólica associado com a direção, principalmente durante o período de festas de carnaval, e, sobretudo, para homens jovens.
Dados da pasta indicam que os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte entre pessoas do sexo masculino com idade entre 20 e 24 anos. Ao todo, quase 40 mil óbitos são registrados todos os anos em razão de acidentes. “Tradicionalmente, são eles quem mais arriscam a própria vida com a mistura de bebida e volante”, afirmou o ministério, por meio de nota.
De acordo com o Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas, por questões culturais, os homens têm comportamento de risco maior e assumem mais riscos. A recomendação do ministério é que a população não consuma bebida alcoólica antes de dirigir. Durante o carnaval, é preciso também redobrar os cuidados com o trânsito nas rodovias.
Fonte: Agência Brasil

Ceará:Detran vai realizar 238 blitze durante o Carnaval




"O Detran realiza desta sexta (04) a quarta-feira (09) a “Operação Carnaval 2011”, que contará com 300 agentes do órgão.

O órgão va atuar em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde, Secretaria de Turismo e Departamentos de Trânsito dos Municípios.

A fiscalização, durante os 5 dias do feriado, será intensificada com blitze itinerantes em todas as regiões do interior do Estado, na Capital e Região Metropolitana.

Haverá fiscalização especial nas praias do litoral para impedir a circulação de veículos em áreas de concentração de banhistas.

Durante a “Operação Carnaval 2011”, serão utilizadas 60 viaturas equipadas com bafômetros. Nas CEs 040, 085, 090 e 060 serão instalados traillers que contarão com efetivo durante 24 horas para fiscalizar os locais com maior fluxo de veículos.

Transporte de Passageiros

O Detran também pretende intensificar a fiscalização sobre os ônibus e vans que integram o sistema de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, nos terminais rodoviários Engenheiro João Tomé, de Antônio Bezerra e Messejana.

A previsão é de um acréscimo de 145% do número de passageiros neste período de Carnaval. As empresas devem realiza até 3.500 viagens, sendo 1.300 a mais do que os dias normais, com o acréscimo de mais 200 ônibus, além dos 350 que circulam diariamente.

Evitando transportes piratas

Haverá equipes exclusivas para a fiscalização de transportes nas rodovias estaduais, para evitar que os transportes piratas ou clandestinos conduzam passageiros para os destinos mais procurados neste período que são:

- Baturité,
- Guaramiranga,
- Jericoacoara,
- Trairi,
- Paracuru,
- Itapipoca,
- Morro Branco,
- Canoa Quebrada, em Aracati.

Ônibus e vans não autorizados serão recolhidos aos depósitos do Detran. "
Fonte: Portal Verdes Mares, com informações do Detran-CE.

Sesa registra mais duas mortes, já são 12 mortes por dengue no Ceará.


O Ceará corre um grande risco de epidemia de dengue. Em entrevista, o coordenador de proteção e promoção da saúde da Secretaria de Saúde do Estado, Manoel Fonseca, alerta para o fato. Mais dois óbitos foram registrados, desta vez em Fortaleza, contabilizando agora, 12 mortes por dengue no Ceará.

As vítimas foram duas crianças, de seis e quatro anos, que moravam no Jardim América, em Fortaleza e no município de Granja, respectivamente.

Segundo Fonseca, é importante que os profissionais de saúde atentem para casos de doenças com sintomas de febre e desidratação. Alguns sinais de desidratação são importantes para que o diagnóstico seja feito com precisão e o tratamento seja efetuado com rapidez. Alguns deles são olheiras, pele pouco flácida e diminuição da urina.

A primeira medida é hidratar a criança e depois tomar as providências necessárias para que a suspeita da doença seja confirmada, ou não, para um tratamento adequado.
(Jangadeiro Online)

GAROTA SAFADA SOBE AO PALCO NA MADRUGADA DE DOMINGO PARA SEGUNDA EM CAMOCIM

SITE DA BANDA DIZ QUE SHOW
TERÁ PARTICIPAÇÃO DE CHICABANA
A banda de Wesley Safadão está com a agenda lotada durante o Carnaval 2011. 10 cidades receberão o grupo que promete muita agitação, tendo como destaque a música "Fui Clonado", seu mais novo sucesso. Dentre tantas cidades, duas estarão no roteiro da banda no domingo de carnaval. Apesar de ficarem em estados diferentes, elas estão distantes a menos de 100Km uma da outra. Wesley Safadão, Márcia Felipe, dois back vocals, bailarinas e músicos estarão em Luís Correia, no Piauí, às 20h do domingo (6), quando entra em cena o Garota Elétrica. O repertório é adaptado para um ritmo mais elétrico e toda a banda coloca um figurino mais leve para, do alto de um trio, levar a animação aos foliões do tradicional bloco Crocodilo Beach, que este ano comemora 11 anos de estrada.Na madrugada do domingo para a segunda-feira (7), a Garota Safada já estará em Camocim, por volta das 2h30min, fazendo o show em um palco, na Praça de Eventos do Odus. O horário de Camocim bate com o comentário feito recentemente pelo blog, ocasião em que falamos que a banda estaria em Camocim na alta madrugada, podendo entrar bem depois das 03h da manhã. Agora vem uma informação que, se não proceder, a responsabilidade fica por conta do site da própria banda. Nele consta que o show terá a participação da Chicabana, banda que foi a grande atração do carnaval de Camocim, em 2010. Será isso ou então houve uma confusão com nomes, afinal, quem estará em Camocim é a Chicana.
Fonte: Camocim Online / Com informações do Site da Garota Safada

Veja a relação dos CSF’s que ficarão de plantão durante o carnaval em Sobral


A Secretaria da Saúde de Sobral divulgou nesta quinta-feira (3) a relação dos Centro de Saúde da Família que estarão de plantão durante o Carnaval.

SEDE
Sábado, dia 5
Sumaré (3611.5951), Terrenos Novos (3614.2465) e Dom Expedito (3614.3831)

Domingo, dia 6
Dom Expedito (3614.3831), Coelce (3611.5540), Expectativa(3611.5760), Pe. Palhano (3611.2436) e Vila União(3614.9357)

Segunda-feira, dia 7
Sumaré (3611.5951), Terrenos Novos (3614.2465) e Coelce(3611.5540)

Terça- feira, dia 8
Expectativa (3611.5760), Pe. Palhano (3611.2436) e Vila União (3614.9357)

DISTRITOS
Sábado, dia 5
Bonfim, Jordão, Caracará e Rafael Arruda (diurno)
Aracatiaçu, Jaibaras e Taperuaba (24hs)

Domingo, dia 6
Jordão e Rafael Arruda (diurno)
Aracatiaçu, Jaibaras e Taperuaba (24hs)

Segunda-feira, dia 7
Baracho e Rafael Arruda (diurno)
Aracatiaçu, Jaibaras e Taperuaba (24hs)

Terça- feira, dia 8
Baracho, Caracará e Rafael Arruda (diurno)
Aracatiaçu, Jaibaras e Taperuaba (24hs)

ESPORTE: Emprestado pelo Flamengo, Vitor Saba quer colocar Vitória novamente na elite

Vitor Saba assinou com o Vitória até dez/2011

O Vitória confirmou nesta sexta-feira a chegada de Vitor Saba, jovem de apenas 20 anos que atua tanto na posição de meia como na lateral esquerda. O jogador, contratado junto ao Flamengo, estava no Macaé-RJ, e fica no clube rubro-negro até o final de 2011.
Saba chegou ao Flamengo no início de 2007 para integrar o time de juvenis, após passagem rápida pelo Vasco da Gama. Foi promovido ao profissional no ano passado, e agora espera ajudar o Vitória a retornar à elite do futebol brasileiro.
“Vim ajudar um time grande. O mais importante é ganhar título e subir de novo com o Vitória para a Série A. Não é um clube que mereça estar na segunda divisão. A estrutura é muito boa”, declarou o atleta, que além de ajudar o Vitória, espera adquirir mais experiência.
“É claro que como sou novo, tenho 20 anos, o ganho de experiência para mim é fundamental, ainda mais na Série B que o futebol um pouco mais pegado. Vais ser bom tanto como atleta como pessoa, porque é a primeira vez que estou saindo do Rio”, completou Saba.
O jogador revelou que obteve ótimas referências sobre o Vitória, principalmente do lateral-esquerdo Egidio, que atuou em 2010 no clube baiano, e do atacante Marquinhos, revelado nas divisões de base do Vitória. “O que pesou muito foi sair de um time grande e ter a oportunidade de crescer como atleta em um time grande”, disse.
Polivalente, Saba revelou sobre suas preferências dentro de campo. “A minha posição natural é a meia. Sempre fui meia até os juniores quando um treinador me testou como lateral em um torneio com o Flamengo na Suíça e fui destaque. Foi a partir daí que comecei a ser aproveitado como lateral-esquerdo”, revelou.
“Mas minhas características são de meia. Sou um jogador que tenho qualidade boa de passe e gosto de armar o jogo. Antigamente não marcava tanto, mas agora estou marcando mais”, completou o jogador, que vai precisar mostrar serviço para ganhar uma vaga no time de Antônio Lopes.
“É um jogador que não vi jogar ainda, mas as informações são boas, principalmente relativas a qualidade técnica dele. Ele está encaixado no grupo e no time vai ter que fazer por onde. Vai ter que mostrar nos treinos e jogos-treinos”, declarou o treinador rubro-negro.

Aracati – CE – Incerteza no Carnaval gera prejuízo


Melquíades Júnior Foto: Divulgação

Decisões judiciais tão à véspera do Carnaval deixaram apreensivos empreendedores turísticos e os foliões com planos de ir para Aracati. Muitos moradores que alugaram a casa para os quatro dias de festa, com pagamento adiantado, amargam o cancelamento e a devolução do dinheiro. Em outros casos houve redução de 50% nos alugueis para o prejuízo não ser maior. O folião quer fugir da incerteza às vésperas do Carnaval.

“Foi um verdadeiro desastre. Em alguns casos, houve desistência de 60% nas reservas”, afirma Paulo César, falando da desistência de foliões para algumas casas para alugar na temporada. “Tive que dar o dinheiro de volta”, lamenta. É comum, em Aracati, dezenas de famílias deixarem suas casas e irem para a casa de parentes, enquanto alugam a casa própria para os quatro dias de festa por valores entre R$ 1.500 e R$ 2 mil.

Mas na Rua Cônego João Paulo, onde é tradicional a mudança temporária dos moradores para alugar a casa no Carnaval, as famílias não conseguiram vender reserva. Das 14 casas que geralmente são alugadas, somente cinco conseguiram manter a reserva. Uma delas é a da dona Maria Liduína, que recebeu a ligação dos locatários informando a desistência e o pedido de devolução, mas ela conseguiu “segurar” com a garantia de desconto de 50% no valor do aluguel. É o estranho quadro da cidade com um dos carnavais mais animados do Ceará: sobram vagas em Aracati.

O dono de pousada, Henrique Eduardo, lamenta que dos seis apartamentos à disposição, somente um está alugado. O motivo foi a desistência diante da incerteza sobre a realização do Carnaval. E, de três casas que dispôs para alugar, em duas precisou devolver o dinheiro. “A única que está alugada ficou mantida porque é uma família de Pernambuco que está vindo para descansar, independente de ter ou não Carnaval”, afirma.

Liberação da ponte

Mas não foi só a decisão judicial de primeira instância, no início da semana, que motivou a desistência das reservas. Houve reclamação quanto ao atraso no anúncio das atrações. Outro problema é a demora na reforma na BR-304, com apenas uma faixa liberada na Ponte Juscelino Kubitschek, sobre o Rio Jaguaribe. No feriado de fim de ano, motoristas passaram quase duas horas para atravessar de um lado para outro da ponte. O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) prometeu para até hoje a liberação da ponte nova, mas, ontem pela manhã, ainda era feita a pavimentação asfáltica.

Tanta coisa de última hora deixa o folião apreensivo e, para sair da dúvida, muitos desviaram o roteiro para outros destinos litorâneos, como o vizinho Município de Beberibe, que registra lotação nos hotéis, pousadas e casas de veraneio na Praia de Morro Branco, ponto alto da folia no Litoral Leste.
A Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq) aponta que o cenário de não realização de Carnaval em Aracati representaria um prejuízo de pelo menos 50%. Mas a cadeia do turismo vai para além do dono de pousada ou do locador de imóvel. Tem o comércio local aquecido pela chegada de turistas, e mesmo as bandas que contratam dezenas de pessoas.

Mas o dilema da polêmica semana não é a importância do Carnaval, seja social ou economicamente, mas sobre a idoneidade de um Município que gasta R$ 2,2 milhões com quatro dias de festa ter por realidade um caos na saúde pública. O dinheiro gasto nos quatro dias de Carnaval é um valor próximo do que se gastaria para manutenção das instalações do hospital local por três anos.

A “novela” do Carnaval de Aracati durou exatos três meses, desde que o Ministério Público encaminhou uma Ação Civil Pública com sérias denúncias que denotavam o caos na saúde publica de Aracati. O hospital Dr. Eduardo Dias, que atende a cinco Municípios, era o ponto central do problema, faltando de médico a medicamento. O Ministério Público pedia que a Justiça proibisse a Prefeitura Municipal de fazer gastos com festas e publicidade enquanto não fossem resolvidos os problemas na saúde. A juíza Maria do Socorro Montezuma Bulcão atendeu e determinou, no início da semana, a suspensão do Carnaval. Até o fechamento desta edição, o Tribunal de Justiça não havia informado se mantinha ou derrubara a liminar deferida pela juíza.

Fonte: Diário do Nordeste

Em Sobral: Blitz detém 45 motocicletas, a maioria sem habilitação dos condutores

Momento da abordagem e solicitação de documentos

A Coordenadoria de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de Sobral, juntamente com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, está realizando ações preventivas para coibir os abusos e o desrespeito às leis de trânsito na cidade, bem como o porte ilegal de armas  e a circulação de drogas. Neste sentindo, vem realizando blitz em vários locais estratégicos e bairros da cidade, tirando de circulação condutores desabilitados, veículos sem a devida documentação, além de realizar teste do bafômetro, impendido assim que em motoristas que tenham ingerido bebida alcoólica coloquem em risco a sua vida e a de outros. A cena que se via nesta quinta-feira, 3, na avenida Pericentral, por trás do Colégio Farias Brito, por volta das 20h, mostrava como os condutores de motocicletas não estavam nem aí para a Lei de Trânsito em Sobral. Na blitz realizada neste local, foram detidas 45 motocicletas e 12 carros, em sua grande maioria era o condutor sem habilitação e alguns poucos com a documentação irregular. A PM, presente ao local, realizava busca e apreensão de armas e drogas. A ação foi coordenada pelo supervisor Leandro, da CTTU, pelo sub-inspetor Tadeu, da Guarda Municipal, e o sargento da Polícia Milita, L. Silva. Segundo o sub-inspetor Tadeu a média de apreensão em cada blitz é de 50 em cada operação como a que ocorreu na noite desta quinta-feira.
Motos apreendidas
EM DETALHE  O número de motocicletas detidas na operação, 45 motos em pouco menos de uma hora, a maioria dos condutores sem habilitação, dá a exata dimensão da superlotação durante os fins de semana na Emergência da Santa Casa. A blitz é uma ferramenta poderosa para diminuir os abusos e tragédias no trânsito, bem como para manter a sua disciplina, entretanto, esporádicas ou apenas nos grandes eventos, surte pouco efeito. O que também, me chamou atenção durante a referida blitz, foi a fuga desesperada de alguns motociclistas, voltando na contramão da via, mesmo com dois guardas a postos para evitar tal fato.
Fonte e Fotos: Sobral a Miúde  

Professor de escola pública poderá fazer curso superior e pagar com aulas


Cerca de 381 mil professores da educação básica – 16% dos que atuam em sala de aula – estão matriculados em cursos superiores, seja para conseguir o primeiro diploma ou complementar a formação. O Ministério da Educação (MEC) quer incrementar esse número e decidiu ampliar benefícios do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para profissionais que já atuam na rede pública.

Desde o ano passado, o programa permite a estudantes de cursos de licenciatura pagar o financiamento atuando em escolas da rede pública após a formatura. Cada mês trabalhado em regime de 20 horas semanais abate 1% da dívida – o que permite quitar o valor em oito anos e quatro meses sem custo financeiro. 

A partir de uma portaria que deve ser publicada nesta quinta-feira, 3, no Diário Oficial da União, a medida será estendida a professores que já atuam na rede pública e querem cursar alguma licenciatura. Para aqueles que já estão na carreira, o tempo em que estiver fazendo o novo curso e trabalhando em escola pública passa a contar para o abatimento da dívida. 

Levantamento feito pelo MEC em 2009 identificou que 600 mil professores que atuavam na educação básica não tinham a formação mínima adequada – ou não tinham diploma em nível superior ou eram formados em outra áreas que não as licenciaturas.

Fonte:Lindomar Rodrigues

Farmácia Popular de Sobral fecha hoje e só retorna na quinta-feira, 10



A Farmácia Popular de Sobral comunica a todos seus usuários que, durante o período de carnaval, não funcionará nos dias: 5/3 (sábado), 6/3 (domingo), 7/3 (segunda), 8/3 (terça-feira) e 9/3 (quarta-feira), de acordo com a FIOCRUZ. Informa ainda que retornará o seu funcionamento normal a partir do dia 10/3, (quinta-feira). Informações: (88) 3611-3199.


FONTE:http://marciosjosef.blogspot.com

Mãe e filha são presas por tráfico de drogas em Tianguá


Duas mulheres foram presas na tarde desta quinta-feira (03), em Tianguá (Serra da Ibiapaba), por tráfico de drogas. De acordo com o delegado regional do município, Anastácio Muniz, na casa de Antônia Valda de Andrade, de 44 anos, foram encontrados 200 gramas de maconha prensada, 10 gramas de crack e 14 gramas de cocaína.

Já na casa de Valéria Kely Gomes, 26 anos, filha de Antônia, a Polícia encontrou quase R$ 4 mil em dinheiro, aparelho celular, câmera fotográfica, celulares, um aparelho de som e uma balança de precisão.

Valeria é mãe de uma criança de três anos e outra de três meses. As meninas foram encaminhadas para o Conselho Tutelar e ficarão sob a guarda da outra filha de Antônia, que estuda numa faculdade em Sobral.
Fonte:Lindomar Rodrigues

Hidratação pode salvar a vida de quem está com dengue

No período do carnaval as pessoas não podem esquecer da importância da hidratação na saúde e qualidade de vida. Não há tempo a perder. Logo que sentir os primeiros sintomas da dengue, como febre alta e dores no corpo, devem beber muita água, bem mais do que a quantidade de rotina. Pode ser todo tipo de líquido, como suco, chá, soro caseiro. Só há uma exceção: bebidas alcoólicas. Além de iniciar a hidratação, que pode impedir ou desacelerar o avanço da doença, é preciso procurar imediatamente um médico.
Segundo os médicos infectologistas, é importante manter a hidratação no tratamento da dengue porque durante a doença ocorre a saída da parte líquido do sangue em diferentes graus e quantidades. Quando a pessoa se hidrata tenta repor o que perdeu ou está perdendo. Em crianças, os sinais de alerta de desidratação, segundo nota técnica da Secretaria da Saúde do Estado divulgada entre os profissionais de saúde para alertar para o diagnóstico precoce e tratamento imediato são mucosas secas, olhos encovados, diminuição da diurese (secreção urinária) e da elasticidade da pele.
Soro caseiro
O uso do soro caseiro é uma alternativa simples, barata e eficaz na reposição de água. É fácil preparar. Basta dissolver uma colher de sopa de açúcar e uma colher do tipo cafezinho de sal em um litro de água mineral filtrada ou fervida.  Depois mistura bem. Deve ser bebida em pequenos goles.
Este ano há 3.182 casos confirmados de dengue em 114 municípios dos 184 municípios cearenses. Até esta quinta-feira, 3 de março, são 10 óbitos confirmados. Para evitar o aumento de casos a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, é a principal arma. E prevenção se faz com telamento das caixas d’água, com limpeza pelo menos semanal nos quintais, eliminando depósitos que acumulam água e servem de reservatório para a multiplicação do mosquito. É o caso das garrafas, pneus e até tampas de refrigerantes, que mesmo pequenas são suficientes para o mosquito colocar os ovos e depois de contato com água eclodirem e saírem por aí pícando e mantendo o Ceará entre os 16 Estados em situação de risco de epidemia este ano.
Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Raio causa 1ª morte no Ceará


As 22 descargas atmosféricas que atingiram o município de Crateús (354 km de Fortaleza) no último dia 2, ocasionaram a primeira morte, no ano, devido a um raio, no Estado. A vitima foi o jovem Antônio Renan de Souza Gomes, de 16 anos, que estava jogando futebol no momento em que foi atingido pelo fenômeno.
Por volta das 16h30, Antônio Renan estava com vários amigos no campo do Conjunto São José, bairro em que residia. No momento caía na cidade uma forte e passageira chuva, após uma tarde de muito calor. Fortes trovões e raios tomavam conta do céu e um desses raios atingiu o jovem. No momento da descarga elétrica, todos os colegas caíram no campo e em seguida se levantaram. Mas, o adolescente continuou caído. Ao perceberem a gravidade da situação os amigos foram em seu socorro. Mesmo com a ajuda prestada imediatamente pelo Corpo de Bombeiros do Município, não adiantou. Antônio Renan faleceu logo que foi atingido pelo raio.

Anos anteriores

Em 2009, cinco pessoas morreram vítimas de raios no Ceará. Entre elas estão uma dona-de-casa, um estudante e um adolescente, respectivamente, residentes nas cidades de Crato, Catunda e Ubajara.
Já no ano passado, foram registrados dois falecimentos por conta das descargas atmosféricas. Uma criança foi atingida pelo fenômeno na cidade de Santana do Cariri, distante 558 quilômetros da Capital cearense, e também um agricultor, do município de Camocim, região Norte do Estado, que estava pescando no momento em que sofreu o acidente. Somente no mês passado 23 mil descargas atmosféricas foram registradas pela Companhia Energética do Ceará (Coelce), em todo o Estado. Ao todo, este ano, 28 mil raios cairam em solo cearense. No último dia 2 foram cerca de 370.
“Em relação ao ano passado o aumento foi grande. Isso aconteceu devido a intensa quadra chuvosa, que começou em fevereiro e ainda não terminou”, disse o responsável pelas operações de alta e média tensão da Coelce, Eduardo Gomes.
Cuidados
Ele destacou algumas precauções que devem ser tomadas em caso de tempestade e a pessoa estiver dentro de casa: Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica, não ter contato com objetos com estrutura metálica, desligar equipamentos elétricos para a proteção do próprio aparelho e também não utilizar telefone com fio.
Já fora de casa é importante não chegar perto de objetos metálicos e também evitar estar perto de locais como campos abertos ou piscinas.
Em 2009, a Coelce contabilizou, cerca de 100.870 descargas atmosféricas no Ceará. Enquanto em 2010, foram registrados cerca de 45 mil raios, sendo as regiões Norte e Sul do Estado as mais atingidas.
As cidades que tiveram as maiores ocorrências nos últimos dois anos, de acordo com a Coelce, foram Granja, com 320 feixes Bela Cruz, com 253 descargas, ambas localizadas na região Norte do Estado.
Fonte: DN

Lula vira garoto propaganda de empresa.

Em sua primeira palestra remunerada, o ex-presidente Lula encarnou nesta quinta-feira (3) um dublê de político e garoto propaganda de eletrônicos. Repetindo slogans da coreana LG, que o contratou por cerca de R$ 200 mil, ele usou dados de seu governo para motivar vendedores a oferecer aparelhos a consumidores da classe C. Lula arrancou risadas ao afirmar que programas como o Bolsa Família, focados nos mais pobres, impulsionarão os lucros do grupo. “Quando a gente distribui, as pessoas vão consumir. E vão comprar os produtos da LG logo, logo”, disse.

Fonte: A Voz de Santa Quitéria / Com informações do jornal OE/Avsq.

Homem assalta Correios de Catunda e foge a pé

A agência dos Correios do município de Catunda, no Sertão Central, foi assaltada por um homem no início da tarde desta quinta-feira (03). O acusado tinha estatura mediana e usava óculos e boné. Sem companhia, o criminoso entrou no estabelecimento, anunciou o assalto e saiu caminhando, afirmando estar apressado e a caminho de Santa Quitéria. A quantia em dinheiro levada pelo homem não foi revelada. A Polícia da região realiza diligências para capturar o acusado. Até agora, continua solto.

Fonte: Ceará Agora.

Ônibus escolar perde o freio, mata motorista e invade casa em Monsenhor Tabosa.



O motorista de um transporte escolar do município de Monsenhor Tabosa, no Sertão Central, tentou fazer reparos no veículo, mas acabou sendo atropelado e morreu. O acidente aconteceu às 8h50 desta quinta-feira (03). O veículo estava vazio. Os alunos já haviam sido deixados na escola. O condutor, de identidade preservada, procurou uma oficina para corrigir uma falha no freio. Ele estacionou o transporte em um local de declive e buscou o problema, já na parte inferior. Uma  mangueira escapou e fez com que o veículo ficasse desgovernado, atropelando o motorista e invadindo uma residência. Segundo o profissional de rádio João Paulo Costa, as pessoas da casa atingida estavam ausentes havia três minutos e escaparam. O homem foi levado ao hospital Francisquinha Farias Leitão, mas não resistiu aos ferimentos. A Perícia Forense tem 30 dias para divulgar as causas do acidente.


Fonte: Ceará Agora.

DICAS PARA UM CARNAVAL 2011 MAIS SEGURO

Para brincar o Carnaval em paz, o folião não pode se descuidar da segurança. A aglomeração de pessoas em espaços destinados a folia ( avenidas, praias, lago, açude, etc ), somada ao consumo de bebidas alcoólicas, facilita a ocorrência de furtos, assaltos e outros atos de violência.

Seguindo as dicas  é possível se divertir com mais segurança.


Dicas
- Não saía para a folia com objetos de valor, como jóias, bijuterias, relógios e celulares. Tenha apenas o documento de identidade, o cartão do plano de saúde, dinheiro para pequenos gastos e muita disposição para brincar.

- Ande sempre com uma lista de telefones úteis, como os da delegacia mais próxima e de hospitais de plantão.

- Ande sempre em grupos e evite locais desertos, principalmente à noite. Mulheres são muito visadas, por isso, têm de evitar sair sozinhas.

- Não se envolva em brigas ou tumultos, afinal, Carnaval é para se divertir. Mas, cuidado com as brincadeiras, pois nem sempre as outras pessoas querem participar!

- Não namore em ruas desertas ou becos. Casais desatentos são alvos fáceis para os criminosos. Tenha cuidado, também, com quem vai ficar. Não aceite convites de estranhos para sair da folia, por mais irrecusável que a proposta seja.

- Para quem for a pé para os locais da folia, a melhor dica é andar sempre em grupo, e ficar atento. Caminhe no centro da calçada, no sentido contrário ao do trânsito, para perceber qualquer aproximação de veículo suspeito.

- Se for de carro para a folia, atenção! O risco de assaltos é maior, além da ameaça de acidentes causados por excesso de bebida. Se dirigir, não beba. Se beber, deixe o carro em casa.

- Não estacione o carro em locais isolados ou mal iluminados; prefira sempre os estacionamentos pagos. Atenção com suspeitos nas proximidades, nas horas de estacionar e de sair.

- A melhor opção é dividir um táxi com amigos. Para um grupo grande, é melhor contratar um veículo de lotação. Fica mais barato e o grupo pode acertar a hora em que o motorista buscará seus integrantes.

- Na estrada, deve-se dirigir com segurança: use sempre o cinto, respeite o limite de velocidade, a sinalização, o policiamento e os outros motoristas.

- Quem alugar uma casa perto das regiões de desfile, deve contratar um segurança habilitado para ficar no local 24 horas, e garantir a sua proteção. Assim, a única preocupação será se divertir.

- Para evitar assaltos em terminais de auto-atendimento, calcule antecipadamente o dinheiro de que necessitará, e saque antes do Carnaval.

- Mas, se gastar mais do que previa e tiver de ir a um terminal de auto-atendimento, não o faça à noite. E saque em locais seguros, como hipermercados.

- Antes de viajar, os turistas devem se informar sobre a estrutura do evento: onde serão instalados os postos médicos, policiais e de atendimento a visitantes.

- Ao observar tumulto de pessoas não se aproxime

- Esteja atento às festas de rua, bastante movimentadas. No meio da comemoração, a criança pode se afastar sem que os adultos percebam.

- Ao pintar o rosto das crianças, utilize produtos antialérgicos e atóxicos para evitar irritações de pele e intoxicações.

- Evite deixar crianças menores de 12 anos e/ou pessoas com idade avançada, sozinhas em casa.

FONTE: BLOG JA COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO.

Seguir no Email