Header Ads

Image and video hosting by TinyPic
  • Breaking News

    Furacão 'Odile': ventos de 205km/h no México atingem região turística e resorts viram refúgio

    O furacão Odile tocou a terra nesta segunda-feira (15) perto de Los Cabos, no México, onde milhares de turistas, a maioria estrangeiros, seguiram para hotéis habilitados como refúgios, ao mesmo tempo que moradores da região foram levados para abrigos.

    Odile tocou a terra às 1h45 (horário de Brasília), 10 km ao leste de Los Cabos, com ventos de 205 km/h, o que deixa o fenômeno na categoria três da escala Saffir-Simpson, que vai até cinco, anunciou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

    A força do furacão, que tem deslocamento de 28 km/h em sentido norte-noroeste, obrigou as autoridades a proteger 30.000 turistas - 26.000 estrangeiros e 4.000 mexicanos - em 18 hotéis da região certificados como refúgios, anunciou o diretor do Serviço de Proteção Civil, Luis Felipe Puente.

    Turistas estrangeiros e mexicanos se abrigam um resort em Los Cabos.
     (Foto: Victor R. Caivano / AP Photo)

    Para os moradores dos municípios de Los Cabos e La Paz, do estado de Baixa Califórnia Sul, em especial aqueles que vivem em áreas baixas ou de grande risco de deslizamentos, 164 abrigos foram preparados com capacidade para 30.000 pessoas.

    Na madrugada desta segunda, pelo menos 6.000 moradores deixaram suas casas e seguiram para os abrigos ou para as residências de familiares.

    Antes do Odile atingir o território mexicano, David Korenfeld, diretor da Comissão Nacional da Água (CONAGUA), advertiu que o furacão poderia provocar ondas de até 10 metros de altura, o que provocaria deslizamentos de terra e vários tornados na península da Baixa Califórnia.

    A Comissão Federal de Eletricidade cortou o fornecimento de energia elétrica e água potável em Los Cabos para evitar acidentes.

    G1

    Nenhum comentário

    Comente, opine com responsabilidade, violação dos termos não serão aceitos. Leia nossa Política de Privacidade.

    Post Top Ad

    Image and video hosting by TinyPic

    Post Bottom Ad