Ad Code

Responsive Advertisement

Vídeo mostra reação de homem cego que volta a enxergar após 33 anos; assista

Graças a uma cirurgia inovadora, um homem voltou a enxergar após 33 anos cego. Larry Hester, de 66 anos, é a sétima pessoa nos Estados Unidos a implantar um "olho biônico", o Dispositivo de Prótese Retinal Argus II, e agora pode enxergar diferentes intensidades de luz. A cirurgia foi feita pelo Duke Medicine, cuja equipe filmou a emocionante reação de Larry assim que o aparelho foi ativado.

"Sim! Meu Deus do céu! Sim", disse Larry ao enxergar feixes de luz pela primeira vez em mais de 30 anos. "Foi incrível, foi brilhante, foi significativo. Precisei respirar fundo, foi difícil explicar o que eu estava sentindo", contou o idoso, sob os olhares emocionados da mulher, Jerry Hester.


Aos 30 anos, Larry foi diagnosticado com retinite pigmentosa, uma doença degenerativa que afeta a retina e, na época, era pouco conhecida. Por conta da escassez de tratamento, ele foi perdendo a visão aos poucos. Através de tecnologia sem fio, o dispositivo implantado nos olhos de Larry no dia 10 de setembro capta os sinais de luz que são enviados por uma câmera acoplada a óculos especiais. O novo aparato, inicialmente desenvolvido por pesquisadores da Duke Eye Center e depois aprimorado pela Second Sight Medical Products, não devolve a visão completamente, mas permite que o usuário distinga diferentes intensidades de luz, permitindo-o diferenciar uma porta de uma parede ou uma calçada de uma estrada.

"A luz é algo tão básico e, provavelmente, enxergar luz não teria significado para ninguém, mas para mim... Eu posso ver luz! E consigo progredir a partir disso", comentou Larry, que emocionou a mulher durante um jogo de futebol americano ao tocar o rosto dela - o que foi possível por conta do contraste entre a pele de Jerry e a cadeira escura. "Foi um toque tão lindo", disse ela, emocionada.



Extra


Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement