Ad Code

Responsive Advertisement

Sobral tem contrato de empréstimo assinado com o CAF para investimento em diversos setores


Sobral tem contrato de empréstimo assinado com o CAF para investimento em diversos setores




Brasília,DF- Ivo Gomes assina contrato de empréstimo com o CAF para melhoria no atendimento público de Sobral em vários setores (Foto: divulgação).


Sobral- Nessa quarta-feira (14), em Brasília, a Prefeitura de Sobral assinou o contrato de empréstimo com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), no valor de US$ 62,5 milhões (dos quais U$ 50 milhões são do banco), referentes à implementação do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), cujo objetivo é melhorar a qualidade dos serviços públicos por meio de investimentos em saneamento básico e ambiental, gestão socioambiental e requalificação da infraestrutura urbana.

Abrangência

O programa, que terá contrapartida da Prefeitura no valor U$ 12,5 milhões, será executado em 5 anos, segundo o prefeito Ivo Gomes, que destaca como o montante será investido no município. “Ele concentra 85% dos recursos em saneamento, leia-se abastecimento de água, rede coletora de esgoto e resíduos sólidos, a maior parte, dentro do componente saneamento ambiental, para a rede coletora de esgoto. Então, eu ressalto, pela carência de recursos disponíveis no país e no Estado para essa natureza, que esse é o mais importante, porque esse componente vai levar 90% de cobertura de rede coletora de esgoto para a cidade de Sobral e mais um distrito, que é Aracatiaçu. Isso vai trazer mais qualidade de vida e, principalmente, mais saúde para as pessoas”, afirma o prefeito.

Para o representante do CAF no Brasil, “o projeto de desenvolvimento de Sobral segue os modelos mais elogiados de desenvolvimento urbano, com iniciativas complementares e voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população e promoção social e econômica de longo prazo, com qualidade ambiental. Por isso, é uma honra para o CAF estar junto com o município nesse caminho”, afirma Jaime Holguín.


Detalhes do Prodesol


As obras de ampliação da rede de coleta de esgoto envolvem a construção do esgotamento sanitário dos bairros Alto da Brasília, Alto da Expectativa, Campo dos Velhos, Cohab II, Dom Expedito, Cidade Dr. José Euclides, Junco, Parque Silvana e Sumaré, além do esgotamento sanitário dos distritos de Aracatiaçu e Jaibaras.

Estruturas


A capacidade de tratamento do esgoto coletado do município será ampliada por meio da construção de três estações de tratamento: no bairro Cidade Dr. José Euclides e nos distritos de Aracatiaçu e Jaibaras. Além disso, serão revitalizadas 32 estações elevatórias de esgoto (equipamento que bombeia o esgoto da rede para outra estação elevatória, ou para uma de tratamento) e 7 estações de tratamento de esgoto. Em relação ao abastecimento de água, será ampliada a capacidade de distribuição com a construção de três adutoras, uma no Sumaré (José Euclides), outra na Várzea Grande (Alto da Brasília) e a terceira no distrito de Jordão.


Acessibilidade


O Prodesol inclui também a melhoria das condições urbanas e da gestão ambiental, compreendendo a requalificação das áreas urbanas e recuperação de áreas degradadas. Ainda de acordo com Ivo Gomes, “a área de mobilidade também será atendida com a promoção da acessibilidade, por meio da padronização de calçadas, com piso concreto estampado ou intertravado, nos bairros Terrenos Novos, Nava Caiçara e Vila União, além da pavimentação de vias urbanas, em pedra tosca, paralelepípedo ou piso intertravado; e ampliação da infraestrutura cicloviária”, explica o prefeito.


Já o setor de infraestrutura social será atendido com a construção de núcleos de formação esportiva (Areninhas) e aquisição de equipamentos, construção do Centro de Saúde da Família do Residencial Nova Caiçara, reforma da Unidade Mista de Saúde do Bairro Sinhá Sabóia e aquisição de 15 academias ao ar livre.


Segurança


O Programa inclui, ainda, o apoio à Guarda Civil Municipal, ao capacitá-la e dotá-la de equipamentos como veículos automotores (carros e motos), equipamentos de comunicação e de proteção individual e utensílios funcionais (bastão retrátil, fardamento e armamento não letal, por exemplo). Prevê também o reforço à instalação de sistema de videomonitoramento, assim como a construção de postos de apoio aos agentes de segurança, de forma a trazer maio


Participaram da solenidade de assinatura, o representante do CAF no Brasil, Jaime Holguín, o prefeito Ivo Gomes, o presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira e a procuradora da Fazenda Nacional, Suely Dib de Sousa e Silva.





Fonte: O Sobralense




Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement