Ad Code

Responsive Advertisement

25 de Dezembro, realmente foi o dia do nascimento de Jesus Cristo?

Ceará em Rede: Imagem presépio

Será que o 25 de Dezembro, realmente foi o dia do nascimento de Jesus Cristo?

A verdade sobre a origem do natal


É fato que o calendário que conhecemos hoje e suas datas comemorativas sofreram alterações ao logo dos tempos, e tiveram que ser adaptadas aos anseios do sistema. 
Como por exemplo o dia dos namorados. Na maioria dos países é celebrado em 14 de fevereiro, alusivo ao presbítero São Valentim. Por outro lado no Brasil, a data foi alterada para o dia 12 de junho, data dedicada a Santo Antônio. 

Para compreendermos melhor vamos ver o que diz a História...

História


Império Romano, que compreendeu-se no período de 27 a.C. à 476 d.C. Teve expressiva Influencia, para o sistema, como por exemplo: O direito, a arte, a literatura, a cultura, arquitetura, dentre outros. Podemos dizer então que boa parte da doutrina católica é oriunda do Império Romano.


Os romanos antigos cultuavam deuses pagãos, e suas festividades quase sempre eram oferendadas a eles. Para cada situação existia um deus. Por exemplo: Ceres (A deusa da agricultura). Mesmo com a morte de Jesus Cristo nas mãos dos romanos, somente por volta do ano 50, (no governo do imperador Nero) o cristianismo ganhou força em Roma, muitos foram perseguidos detidos, queimados vivos ou usados como diversão para morrerem nas arenas dos anfiteatros romanos.

Por volta do século III, com o estado romano enfraquecendo devido a uma série de fatores dentre eles a invasão dos povos bárbaros, crise econômica, colapso no sistema escravista etc... O cristianismo cresce de tal forma que o imperador Constantino assinou, em 313, o Édito de Milão, concedendo liberdade religiosa aos cristãos. A partir daí foi o fim do politeísmo Romano, tornando assim o cristianismo a religião oficial.

O cristianismo romano adotou algumas práticas e ritos da época politeísta, festas religiosas com o mesmo simbolismo praticados na quele período.


Ceará em Rede: Imagem deus pagão Romano: Saturno

Como por exemplo: A Saturnalia festa que venerava o deus Saturno cuja celebração durava quatro dias. Durante os festejos de Saturnalia, ninguém trabalhava, ofereciam-se presentes, visitavam-se os amigos e, os escravos recebiam permissão temporária para fazer tudo o que lhes agradasse, sendo servidos pelos amos. Era também coroado um rei que fazia o papel de Saturno. Esta festa era chamada Saturnália e realizava-se no solstício de Inverno. 


Ceará em Rede: Imagem deus pagão Romano: Sol
 Natalis Solis Invicti (nascimento do sol invencível) que homenageava o deus Persa Mitra, o deus Sol, 24 e 25 de Dezembro data que, segundo a lenda, correspondia ao nascimento da divindade. venerado popularmente pelos romanos desde muito tempo antes de Cristo. Tais festejos aconteciam durante o solstício de inverno, o dia mais curto do ano. 

 Obs: Em 25 de dezembro de 274 d.C., o imperador romano Aureliano tornou-o um culto oficial ao lado dos cultos romanos tradicionais.
 Leia mais em: SOL INVICTO

 No hemisfério norte, o solstício não tem data fixa - ele costuma ser próximo de 22 de dezembro, até o dia 25. 




Conclusão:

Conforme dito anteriormente em 313, Constantino se converteu ao cristianismo, que  de crescia rapidamente. A igreja Romana que sempre caminhava com o sistema político Romano, precisava se fortalecer na base. Para isso fundiu seus princípios pagãos com o cristianismo. Absorvendo a festa pagã do nascimento do deus Sol, transformando-o na celebração do nascimento de Cristo Jesus.

O Papa Gregório XIII sacramentou o resto alterando o calendário e imputando as pessoas a celebrarem uma festa pagã maquiada com o nascimento de Cristo.

O que a Bíblia diz sobre o Natal?

Se você é realmente cristão, suponho que você crê que a Bíblia é a palavra de Deus. E que devemos nos guiar por ela.

A Bíblia não informa a data do nascimento de Jesus nem diz que devemos comemorar seu aniversário. A Cyclopedia de McClintock e Strong comenta: “A observância do Natal não foi divinamente instituída, nem se origina do NT [Novo Testamento].”

Na realidade, uma análise da história do Natal revela que essa celebração se origina de rituais religiosos pagãos. A Bíblia mostra que, se tentamos adorar a Deus de um modo que ele não aprova, nós o ofendemos. — Êxodo 32:5-7.

Veja a origem de cada costume natalino e suas origens: 

Comemoração do aniversário de Jesus: “Os primeiros cristãos não celebravam [o] nascimento [de Cristo] porque consideravam a comemoração do aniversário um costume pagão.” — Enciclopédia Delta Universal.

Dia 25 de dezembro: Não existem provas de que Jesus tenha nascido nessa data. É provável que líderes da Igreja tenham escolhido essa data para coincidir com festas pagãs realizadas no solstício de inverno ou por volta dele.

Troca de presentes: Banquetes e festas: A obra The Encyclopedia Americana diz: “As saturnais, festa romana celebrada em meados de dezembro, forneceram o modelo para muitos costumes festivos do Natal. Dessa celebração, por exemplo, derivam-se os banquetes suntuosos, a troca de presentes e a queima de velas.” A Encyclopædia Britannica observa que “todo trabalho e negociações eram interrompidos” durante as saturnais.

Luzes de Natal: De acordo com a The Encyclopedia of Religion (Enciclopédia da Religião), os europeus decoravam suas casas “com luzes e sempre-verdes de todos os tipos” para celebrar o solstício de inverno e combater espíritos maus.

Visco e azevinho: Em muitos países, essas plantas geralmente são usadas em decorações de Natal. “Os druidas atribuíam propriedades mágicas ao visco. O azevinho sempre-verde era adorado como uma promessa de que o Sol retornaria.” — The Encyclopedia Americana.

Árvore de natal: “Cultuar árvores, ato comum entre os europeus pagãos, sobreviveu à conversão deles ao cristianismo.” Um exemplo atual disso é o costume de “colocar uma árvore de natal na entrada ou dentro da casa durante as festividades em meados do inverno”. — Encyclopædia Britannica.

A verdadeira data de nascimento de Jesus Cristo

Embora a Bíblia não informe diretamente quando Jesus nasceu, ela fornece duas evidências que já convenceram muitas pessoas de que ele não nasceu em 25 de dezembro.
Não no inverno *

O censo. Pouco antes de Jesus nascer, César Augusto emitiu um decreto ordenando “que toda a terra habitada se registrasse”. Todos tinham de se apresentar “na sua própria cidade”, o que em alguns casos poderia envolver uma viagem de uma semana ou mais. (Lucas 2:1-3) Essa ordem — provavelmente emitida com o objetivo de arrecadar impostos e recrutar pessoas para o Exército — já causaria insatisfação no povo em qualquer época do ano. Assim, é pouco provável que Augusto provocasse seus súditos ainda mais por obrigar muitos deles a fazer longas viagens na época do inverno.

As ovelhas. Os pastores estavam “vivendo ao ar livre e mantendo de noite vigílias sobre os seus rebanhos”. (Lucas 2:8) O livro Daily Life in the Time of Jesus (A Vida Diária na Época de Jesus) observa que os rebanhos ficavam ao ar livre da “semana antes da Páscoa [no fim de março]” até meados de novembro. Daí, acrescenta: “Eles passavam o inverno em abrigos; e só com base nisso podemos ver que é improvável que a data tradicional do Natal esteja certa, visto que o Evangelho diz que os pastores estavam nos campos.”
No início do outono *

Podemos calcular a data aproximada do nascimento de Jesus fazendo uma contagem regressiva a partir de sua morte. Ele morreu durante a Páscoa judaica, em 14 de nisã da primavera * de 33 EC. (João 19:14-16) Jesus tinha cerca de 30 anos no início de seu ministério. Assim, visto que seu ministério durou três anos e meio, podemos dizer que Jesus nasceu no início do outono do ano 2 AEC. — Lucas 3:23.

Por que o Natal é comemorado em 25 de dezembro?

Se não existem provas de que Jesus Cristo tenha nascido em 25 de dezembro, por que o Natal é comemorado nessa data? De acordo com a Enciclopédia Barsa, ela provavelmente foi escolhida pelos líderes da Igreja para que “coincidisse com a festa pagã dos romanos dedicada ‘ao nascimento do sol inconquistado’, que comemorava o solstício do inverno”. Segundo a obra The Encyclopedia Americana, muitos eruditos acreditam que essa data foi escolhida “para que o cristianismo fizesse mais sentido para os pagãos convertidos”.



Fontes de informações: Biblia Sagrada, Wikipedia, JW.org, Obvious, 

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement