Ad Code

Responsive Advertisement

Sobral hoje celebra o Centenário do Eclipse histórico para ciência Mundial

Ceará em Rede - Foto: Divulgação

Albert Einstein já havia previsto em 1911, que a luz se desviaria ao passa próximo  de um corpo celeste de massa grande como o Sol. 

Em 1915 ele fez o calculo dessa deflexão de acordo com sua nova Teoria da Relatividade Geral. Segundo o físico um eclipse total do sol seria a ocasião ideal para observar essa deflexão da luz das estrelas que passassem nas vizinhanças do astro. 

O dia 29 de maio de 1919, se tornou histórico para ciência Mundial. E foi no Brasil na cidade de Sobral no Ceará que foram feitas as observações decisivas que confirmaram as previsões de Einsten.

Em 1919, pouco depois do fim da primeira guerra mundial, equipes britânicas se dividiram em duas expedições, uma ao Brasil e outra a Ilha do Príncipe na Africa para fotografar esse evento. Esses eram os melhores locais com condições de observação.


Ceará em Rede - Foto Divulgação: Cientistas e Fotógrafos 

Em Sobral os britânicos contaram coma equipe  brasileira liderada por Enrique Morize: Diretor do Observatório Nacional na época. 
O tempo no Ceará tava fechado mas melhorou, e permitiu uma boa observação do eclipse que durou cerca de cinco minutos, sete boas fotografias foram tiradas.

O tempo chuvoso atrapalhou as observações na Ilha do Príncipe, e só duas fotos e mais imprecisas foram feitas. 


Ceará em Rede - Foto Divulgação: Curiosos


Cercados por olhares curiosos de toda cidade, os cientistas haviam conseguido durante o eclipse, fotografar a luz das estrelas próximas do sol. As fotografias mostraram que os raios luminosos sofriam desvios na sua trajetórias por influência do campo gravitacional do Sol, e confirmaram  o ângulo de deflexão da luz previsto pela a teoria de Einsten que era o dobro do previsto na teoria gravitacional de Isaac Newton.

Os resultados foram divulgados em 6 de novembro de 1919 em Londres, e causaram uma revolução na ciência. 

A teoria de um cientista Alemão Einsten, havia superado a teoria do Britânico Newton que ja tinha dois séculos de sucesso. 


Foto Ilustração

Surgia uma nova visão do universo: O espaço tempo é encurvado pela matéria, e essa curvatura descreve a ação da gravidade.

Albert Einsten, até então conhecido apenas por seus colegas físicos na Europa, foi reconhecido como um dos maiores cientistas de todos os tempos e se tornou uma personalidade muito famosa.

Hoje dia 19 de Maio de 2019, esse acontecimento comemora 100 anos,  e o Brasil é parte nessa história.



 

Créditos: SBPC


Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement