Asteróide passará de raspão na Terra neste domingo

Foto: Ilustrada
Um asteróide recém-descoberto do tamanho aproximado de uma casa passará relativamente perto da Terra neste domingo, aproximando-se dos satélites de comunicação que circundam o planeta, disseram cientistas.

A NASA afirmou que o asteróide, conhecido como 2014 RC, não representa uma ameaça, embora no seu ponto de maior aproximação irá estar a cerca de um décimo da distância da lua, ou a cerca de 40 mil quilómetros da Terra.

Os satélites de comunicação e meteorológicos geralmente ficam em órbita a cerca de 36 mil quilómetros acima do planeta.

«Embora este objecto celestial não pareça ameaçar a Terra nem os satélites, a sua aproximação cria uma oportunidade única para os investigadores observarem e aprenderem mais sobre os asteróides», informou a NASA em comunicado.

Com um diâmetro aproximado de 18 metros, o asteróide 2014 RC estará demasiado ténue para ser visível a olho nu, mas astrónomos amadores podem conseguir um vislumbre enquanto passa a voar, disse a agência espacial.

O 2014 RC tem um diâmetro um pouco menor que os 20 metros do asteróide que explodiu sobre Chelyabinsk, na Rússia, no ano passado. A onda de choque da explosão, que se estimou ter tido 30 vezes mais energia que a bomba atómica de Hiroshima, estraçalhou janelas e danificou edifícios. Mais de mil pessoas ficaram feridas pelos estilhaços de vidro e destroços.

No mesmo dia da explosão de Chelyabinsk, outro asteróide grande chegou a 27.630 quilómetros da Terra - ou seja, poderia ter atingido os satélites de comunicação e meteorológicos.

O mais recente visitante celestial ao planeta foi avistado a 31 de Agosto pelo programa de monitoramento espacial Catalina Sky Survey, perto da cidade de Tucson, no Estado do Arizona, e confirmado na noite seguinte pelo telescópio Pan-STARRS 1 no Havaí.

O ponto máximo de aproximação do asteróide será sobre a Nova Zelândia, disse a NASA.

Actualmente, a NASA acompanha mais de 11 mil asteróides em órbitas que passam relativamente perto da Terra.

Fonte: diariodigital.sapo.pt
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, opine com responsabilidade, violação dos termos não serão aceitos. Leia nossa Política de Privacidade.

Procurar no Ceará em rede

Destaque

Agente de endemias vítima de assalto faz apelo a assaltante

"Por favor! Devolva o meu cartão de memória, nele contem fotos de meus filhos, pago 200 reais". Falou Carlos no programa Jornal a ...

Arquivo do blog