Ad Code

Responsive Advertisement

Marconi Perillo, do PSDB, é reeleito governador de Goiás

Marconi Perillo PSDB) foi reeleito governador de Goiás neste domingo (26). Com 93% das urnas apuradas, às 18h28, o tucano registrava 57,51% dos votos válidos, ou 1.632.691 votos, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele derrotou o candidato Iris Rezende (PMDB), que obteve 42,49% dos votos válidos, ou 1.206.33 votos. Essa foi a terceira vez que os políticos disputaram eleições e em todas o tucano saiu vitorioso.

O governador reeleito nasceu no dia 7 de março de 1963, em Goiânia. Ainda na infância mudou com a família para Palmeiras de Goiás, onde viveu até os 15 anos, quando retornou para a capital. Ele se formou como bacharel em direito e ingressou na carreira política como discípulo do ex-governador Henrique Santillo, de quem foi assessor especial.


Marconi obteve seu primeiro mandato político em 1990, elegendo-se deputado estadual, ainda pelo PMDB. Quatro anos mais tarde, foi eleito para a Câmara Federal. Em 1998, já no PSDB, se elegeu governador e foi reeleito em 2002. Em 2006, conseguiu se eleger senador. Voltou a ser eleito para governador em 2010 e, agora, conseguiu a reeleição.

No primeiro turno, no último dia 5, Marconi conseguiu 45,86% dos votos válidos, ou 1.451.330 votos. Já Iris Rezende obteve 28,40% dos votos válidos, o equivalente a 898.645.

Campanha
Logo após o primeiro turno das eleições, Marconi e Iris fizeram um acordo com a Justiça Eleitoral de Goiás para evitar o derramamento de milhares de santinhos pelas ruas, como ocorreu na etapa anterior, quando cerca de 143 toneladas de lixo proveniente das campanhas eleitorais foram recolhidos apenas na capital.

A partir daí, os dois retomaram as campanhas eleitorais e, no seu primeiro programa na TV, Marconi relembrou os projetos sociais que criou durante os três mandatos em que governou o estado. Já Iris fez críticas às pesquisas de intenção de voto realizadas antes do pleito, já que, segundo ele, de cinco institutos que fizeram o levantamento, apenas um se aproximou o resultado da votação.

A campanha no segundo turno foi marcada por infrações eleitorais e um dos casos de maior destaque envolveu uma animação chamada de “Rei Mandão”. O nariz do personagem, usado no programa de Iris, crescia de acordo com as mentiras que contava. A coligação de Marconi recorreu ao TRE-GO alegando que tal animação fazia alusão ao tucano. O órgão acatou o pedido e determinou uma multa de R$ 10 mil para cada veiculação. No dia seguinte, o personagem foi substituído por outro, um fantasma que usava uma placa no pescoço com o termo “censurado”.

Um dos momentos em que houve embate entre os dois foi no debate promovido pela TV Anhanguera, no último dia 23. Marconi fez questão de ressaltar suas obras e benfeitorias do primeiro mandato, enquanto Iris aproveitou para criticar a situação do atual governo.

Propostas
No segundo turno, Marconi voltou a ser criticado por ter retirado a titulação de professores e por “falhas” na segurança pública. O governador reafirmou que vai trabalhar para melhorar as situações nas escolas, transformando-as em tempo integral e prometeu investimentos na área da segurança pública, incluindo a ampliação e readequação das penitenciárias do estado. Marconi também prometeu investir na valorização dos policiais e em serviços de inteligência.

O governador ainda garantiu que vai combater a corrupção, investindo em controle interno e na ampliação do acesso digital aos cidadãos sobre salários de servidores do executivo estadual, além dos dados sobre processos, licitações e despesas.

Confira abaixo o resultado da votação, com 93% das urnas apuradas:
Marconi Perillo – 57,51% dos votos válidos, ou 1.632.691votos.
Iris Rezende – 42,49% dos votos válidos, ou 1.206.33 votos.

G1

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement