Terremoto deixa 6 mortos e mais de 120 feridos no sul das Filipinas



Um forte terremoto no sul das Filipinas matou pelo menos seis pessoas e feriu mais de 120 pessoas 
na noite desta sexta-feira.

Autoridades seguem avaliando edifícios danificados e cidades próximas em busca de mais possíveis vítimas.

O terremoto de magnitude 6,7 acordou moradores na província de Surigao do Norte,forçando centenas de pessoas a fugir de suas casas.O tremor foi registrado cerca de 16 quilômetros a noroeste da capital de Surigao,em uma profundidade relativamente baixa, de 10 quilômetros,disse Renato Solidum,do Instituto Filipino de Sismologia e Vulcanologia.

Cerca de 100 tremores secundários foram sentidos,informaram as autoridades.Os centros de evacuação acomodaram residentes durante a noite,mas muitos voltaram para casa neste sábado,disse a secretária de Assistência Social Judy Taguiwalo,acrescentando que agentes continuavam a avaliar os danos em Surigao e cidades distantes.

Pelo menos seis pessoas morreram,principalmente depois de serem atingidas por detritos e muros de concreto,disse Gilbert Gonzales,funcionário da província para resposta a desastres.

Outras 126 pessoas ficaram feridas em Surigao,onde o terremoto causou a interrupção do fornecimento de energia e forçou o fechamento do aeroporto,por causa das fissuras profundas na pista.

Vários edifícios,incluindo um colégio estadual,um hotel e um shopping center,foram danificados na cidade,localizada a cerca de 700 quilômetros a sudeste de Manila.

O último grande terremoto que atingiu Surigao,uma região empobrecida que também lidava com uma insurgência comunista,foi em 1879,disse Solidum. Em meio à calamidade,as Forças Armadas apelaram às guerrilhas do Novo Exército Popular para não interromper o trabalho de resgate e reabilitação feito pelos militares."Nós os exortamos a não atacar 
nossos soldados",disse o porta-voz militar Edgard Arévalo.

Taiwan


Em Taiwan,um terremoto de menor intensidade atingiu a parte sul da ilha no início deste sábado,ferido quatro pessoas,disseram autoridades.A Agência Nacional de Bombeiros informou quatro casos de residentes feridos.O terremoto de magnitude 5,6 foi registrado perto da costa da cidade de Tainan,por volta de 1h12.

A imprensa taiwanesa informou que 50 mil famílias ficaram brevemente no escuro antes do restabelecimento da energia.Nenhum óbito foi relatado.



Fonte:Estadão Conteúdo
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, opine com responsabilidade, violação dos termos não serão aceitos. Leia nossa Política de Privacidade.

Procurá no Ceará em rede

Facebook

Facebook
Siga-nos no Facebook

BTemplates.com

Seguir por Email

Sobre

Sobre
A única certeza que temos, é que nada somos mediante o cosmos

Internet Fibra Óptica

Internet Fibra Óptica
GPnet - Internet de Alta performance

Siga por Email

Twitter Ceará em Rede

Parceiro

Notícias de Sobral

Destaque

Polícia captura dez pessoas e apreende joias, drogas e arma em festa em Fortaleza

Fonte : G1/ Ce Dez pessoas foram capturadas pela polícia durante uma festa na Rua Santana da Parnaíba, no Bairro Castelão, em Fortaleza,...

Arquivo do blog