Ad Code

Responsive Advertisement

Grupos extremistas se apoderam de usina petroleira na Líbia


Vários grupos radicais se apoderaram de uma importante instalação petroleira no nordeste da Líbia.

Os combatentes das Brigadas de Defesa de Benghazi (BDB) invadiram o aeroporto principal de Ras Lanuf, segundo o coronel Ahmad al Mismari, porta-voz do Exército Nacional Líbio, forças que apoiam as autoridades com sede no leste da Líbia não reconhecidas pela comunidade internacional.

"Os assaltantes estavam equipados com tanques modernos e um radar para neutralizar nossa força aérea", contou Mismari, acrescentando que a batalha continua.

Mismari é porta-voz das forças dirigidas pelo controvertido marechal Khalifa Haftar, que assumiu o controle de fato das quatro principais petroleiras do país - Zueitina, Brega, Ras Lanuf e Al-Sedra -, que asseguram o essencial das exportações do país.




Dois grupos disputam o poder

O Governo de União Nacional (GNA), instalado em Trípoli e cuja autoridade é questionada por Haftar, afirmou em um comunicado não ter vínculos com a escalada militar que ocorre na região petroleira do leste do país.

A Líbia vive mergulhada no caos desde a queda do regime do ditador Muamar Khadafi em 2011, com duas autoridades rivais que disputam o poder: o GNA em Trípoli e uma autoridade instalada no leste do país. Muitas milícias armadas controlam, além disso, vários setores da capital e do país.



Fonte:G1

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement