Ceará em Rede - Notícias 24hs

Tudo sobre o Ceará, política, educação, esporte, saúde, polícia, dicas internet, brasil, sobral

Follow by Email

Search This Blog

Grupos extremistas se apoderam de usina petroleira na Líbia

Compartilhar:

Vários grupos radicais se apoderaram de uma importante instalação petroleira no nordeste da Líbia.

Os combatentes das Brigadas de Defesa de Benghazi (BDB) invadiram o aeroporto principal de Ras Lanuf, segundo o coronel Ahmad al Mismari, porta-voz do Exército Nacional Líbio, forças que apoiam as autoridades com sede no leste da Líbia não reconhecidas pela comunidade internacional.

"Os assaltantes estavam equipados com tanques modernos e um radar para neutralizar nossa força aérea", contou Mismari, acrescentando que a batalha continua.

Mismari é porta-voz das forças dirigidas pelo controvertido marechal Khalifa Haftar, que assumiu o controle de fato das quatro principais petroleiras do país - Zueitina, Brega, Ras Lanuf e Al-Sedra -, que asseguram o essencial das exportações do país.




Dois grupos disputam o poder

O Governo de União Nacional (GNA), instalado em Trípoli e cuja autoridade é questionada por Haftar, afirmou em um comunicado não ter vínculos com a escalada militar que ocorre na região petroleira do leste do país.

A Líbia vive mergulhada no caos desde a queda do regime do ditador Muamar Khadafi em 2011, com duas autoridades rivais que disputam o poder: o GNA em Trípoli e uma autoridade instalada no leste do país. Muitas milícias armadas controlam, além disso, vários setores da capital e do país.



Fonte:G1
Compartilhar:

mundo

Post A Comment:

0 comments:

Comente, opine com responsabilidade, violação dos termos não serão aceitos. Leia nossa Política de Privacidade.