Ad Code

Responsive Advertisement

Integrantes da CIPA do SAAE de Sobral participam de curso de formação


Os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE), estão participando, no período de 20 a 24 de novembro, de 14h às 18h, de um treinamento sobre o papel da Comissão no ambiente de trabalho. O curso acontece no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), sendo uma iniciativa do SAAE, através do Serviço Social, da Gerência de Gestão de Pessoas.

O curso tem como objetivo a instrução técnica quanto a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador, utilizando como ferramenta a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Na abertura do evento, às 14h de segunda-feira,20, a psicóloga Solange Melo, especialista em Desenvolvimento Humano, abordou a temática “Capacidades sociais, organizativas e metodológicas”, com destaque para aspectos como organização, trabalho em equipe e o raciocínio lógico nas diversas atividades.

Em outra etapa, atuou como facilitadora a técnica Margarida de Oliveira, da agência local do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com apresentação de noções de legislação trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalhado. Ela falou também sobre benefícios previdenciários para acidentados.

Na terça-feira, 21, os integrantes da CIPA do SAAE receberam orientações sobre técnicas de combate a princípio de incêndio, tendo como facilitador o tenente coronel Sidney, do Corpo de Bombeiros - Sobral.

Programação


A programação prosseguirá no dia 22 com noções sobre Sífilis, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e outras infecções, formas de transmissão e prevenção, com a enfermeira Margarida Magalhães, do Centro de Orientação e Atendimento Sorológico de Sobral (COAS).  Em seguida, a Técnica em Segurança do Trabalho (TST) Maria Luzani Ferreira, do Intuicion Lingerie - Frecheirinha, apresentará técnicas de primeiros socorros.

Para o dia 23 está agendada uma palestra com o facilitador Jorge Goersch, especialista em Educação Ambiental e Técnico em Segurança do Trabalho (TST), sobre as Normas Regulamentadoras relacionadas aos serviços de captação, tratamento e distribuição de água. Ele abordará, ainda, a Norma Regulamentadora NR-5 / Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

O Técnico em Segurança do Trabalho (TST) Amaro Santos (Votorantim, Grendene e ENEL), abordará, no mesmo dia, o tema acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos da empresa; NR-10 Eletricidade, NR-12 Máquinas e Equipamentos, NR-15 Atividades Insalubres, NR-16 Atividades Perigosas, NR-17 Ergonomia, NR-21 Trabalho a céu aberto.

Engenheiro de Segurança do Trabalho, José Aroldo Menezes Costa, do CEREST, será o facilitador na sexta-feira, 24, na programação de encerramento do curso, com a temática doenças profissionais e do trabalho; estudo do ambiente das condições de trabalho e riscos originados do processo produtivo; princípios gerais de higiene no trabalho e de medidas de controle de riscos.


Fonte: Blog de Sobral 

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement