Ad Code

Responsive Advertisement

Prefeitura de Sobral reduz frota, arrecada mais de R$ 800 mil em leilões e implanta Sistema de Veículos Compartilhados


A Prefeitura de Sobral vem economizando em algumas atividades como meio para investir mais dinheiro nos serviços públicos essenciais à população. Uma dessas ações é a redução da frota do município em 20%. 135 veículos antigos foram leiloados em operações que renderam mais de R$ 800 mil aos cofres do município. Além do valor arrecadado, a despesa com oficina caiu 41%. 

Em parte, a economia se deve ao incremento de veículos locados à frota da Prefeitura. Além de novos e seguros, a despesa com manutenção é de responsabilidade da empresa vencedora da licitação. 

De acordo com a secretária da Controladoria, Ouvidoria e Gestão, Sílvia Kataoka, “os veículos antigos dão muita oficina, e não justifica a gente está gastando com oficinas para manter carros que já não atendem as necessidades. Eles tanto consomem mais combustível, como passam muito tempo parado na oficina, gerando despesa alta com manutenção”, explicou.

Para otimizar o uso dos veículos, a gestão está pondo em prática o projeto de compartilhamento da frota. Cada vez que um servidor necessita de carro, o pedido é feito por meio de um sistema inteligente que economiza desperdício de tempo e combustível.  

“Se nós compartilharmos o veículo, várias viagens vão deixar de existir, porque a gente está fazendo o gerenciamento na necessidade de deslocamento dos servidores, para que um veículo apenas consiga realizar o transporte do maior número de pessoas em um único trajeto”, disse a secretária.

Em apenas dez dias úteis em funcionamento, o sistema de compartilhamento de veículos realizou mais de 250 atendimentos, em média 27 chamadas por dia, gerando economia para os cofres do município. “O prefeito quer que a gente diminua os custos de manutenção da máquina pública, para que sobre mais recursos para serem investidos em áreas finalísticas como educação e saúde, por exemplo, e investir na melhoria da cidade de Sobral”, concluiu Sílvia Kataoca.

Blog de Sobral

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement