Secretaria da Saúde intensifica combate às muriçocas e aos focos do mosquito Aedes aegypti



A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde, está intensificando ações de combate aos focos do Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya) e das muriçocas (Culex quinquefasciatus). O trabalho, realizado através de pulverizadores costais, é coordenado pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) do município.
Chamada de “Borrifação Costal”, a ação é indicada para terrenos baldios, córregos, encosta de lagoas e prédios antigos. Serve para evitar a proliferação tanto da larva, quanto do inseto adulto nos ambientes que não possuem manutenção diária.
Vários bairros já foram atendidos, como o Lagoa da Fazenda, Parque da Cidade, Campos dos Velhos, Junco, Grajaú, Alto do Cristo, Dom José, Dom Expedito, Sinhá Saboia, Parque Santo Antônio, Padre Palhano, Pintor Lemos e Tamarindo, sendo o serviço executado ainda no antigo Banco de Mudas. “Já é possível identificar a diminuição do mosquito e o trabalho permanece até que consigamos reduzir ao máximo a quantidade deles” , disse o secretário da Saúde, Gerardo Cristino.
A UVZ reforça a participação da população no combate aos mosquitos, por meio de ações simples: não deixar água parada, evitar o acúmulo de entulhos e pneus, além de destinar corretamente o lixo doméstico.
A Unidade de Vigilância de Zoonoses disponibiliza um telefone para denúncias de focos. A ligação é gratuita e pode ser realizada de segunda a sexta-feira, de 7h às 11h e de 13h às 17h.
Outras informações:Disk Arbovirose: 0800 075 2018
Unidade de Vigilância de Zoonoses: (88) 3614-5356 ou (88) 3614-9039


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, opine com responsabilidade, violação dos termos não serão aceitos. Leia nossa Política de Privacidade.

Procurar no Ceará em rede

Destaque

Sobral ganha Sistema de Comunicação Paraíso

Sistema de Comunicação Paraíso A rádio: A Paraíso Fm, é uma emissora de rádio situada na cidade de Sobral, atualmente estacionada no prefix...

Arquivo do blog