Cooperativa médica realiza capacitação em atendimento pré e intra hospitalar



A Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar - COAPH apresenta, de 13 a 15 de dezembro, a V Jornada Científica COAPH, um evento multidisciplinar que abordará diversos assuntos relacionados ao atendimento pré-hospitalar e intra-hospitalar com especialistas da área.

No último dia, a Jornada trará a Olimpíada de Atendimento Pré Hospitalar (APH), uma competição que reunirá diversas ações do atendimento e premiará os participantes destacados.

Na sua quinta edição, a Jornada Científica COAPH é dirigida a profissionais da saúde, alunos da área e interessados em geral, e oferecerá cursos, palestras, oficinas, talk-shows e outras ações voltadas a qualificar o público para um atendimento mais humanizado e mais eficiente. A Jornada também convoca à submissão de trabalhos científicos para serem apresentados durante o evento. (Ver edital anexado deste e-mail). Na programação, um dos palestrantes destacados é o professor Márcio Atalla, membro do programa "Bem Estar" da TV Globo e uma referência na área da saúde em nível nacional. No dia 14/12 às 11h, Atalla ministrará a palestra "Prevenção de Doenças Cardiovasculares", tema de grande interesse para a sociedade contemporânea por ser uma das maiores causas de óbito em nível global. Outras palestras programadas serão "Resgate e Transporte Aeromédico", no dia 13/12 às 11h, a cargo da Dra. Júnia Sueoka, médica integrante do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências da Secretaria da Saúde de São Paulo. Outros palestrantes confirmados são Dr. Elias Leite, CEO do Grupo UNIMED; o Dr.Ivan Paiva, médico especializado em resgate que já foi integrante da Equipe de Extração do Grande Prêmio de F1 e o Dr. Kitt Rôla, médico que implantou o serviço SAMU Fortaleza e hoje é diretor do Núcleo de Ensino e Capacitação da COAPH.

Uma proposta inédita para o Ceará, as Olimpíadas de APH são um certame científico e formativo em forma de competição que reunirá diversas ações do atendimento pré-hospitalar em formas de provas: um Campeonato de RCP, o desafio de Resgate Veicular e disputas de Triagem de Múltiplas Vítimas com o Método Start. Podem participar profissionais, docentes e alunos da área da saúde formando equipes; sendo que os vencedores obterão prêmios especiais e uma certificação de 20h outorgados pela V Jornada Científica COAPH.

Os participantes podem apresentar trabalhos acadêmicos em formato de Relato de Experiência/Intervenção e Pesquisa de Campo, para participar de uma premiação especial. Devem ser enviados resumos dos trabalhos para o e-mail nucleo.ensino@coap.com.br até 30 de novembro. Previamente ao envio dos resumos, os interessados devem primeiro ler o edital disponível no site:
https://coaph.com.br/novo/v-jornada-cientifica-e-olimpiadas-de-aph/#programacao

Os organizadores destacam que a quinta edição da Jornada Científica COAPH garantirá uma atualização e melhoria na formação dos profissionais, estudantes e interessados na área da saúde, através de ações dinâmicas com os nomes mais destacados do atendimento hospitalar e pré-hospitalar do Brasil.

As inscrições podem ser realizadas pelo site:


PALESTRANTES:

Prof. Márcio Atalla
Professor de Educação Física, com especialização em Treinamento de Alto Rendimento, e pós-graduação em Nutrição, pela USP. Além de fazer parte do programa "Bem Estar"da TV Globo, Márcio Atalla ministra palestras em todo o país, levando informação séria de uma forma aprazível e clara sobre saúde e vida boa para as pessoas. Ele baseia suas exposições em pesquisas e estudos recentes que comprovam a real necessidade de se levar uma vida com mais qualidade. Todo ano, Márcio participa do programa "Fantástico", no segmento "Medida Certa". Em 2016, Márcio comandou o quadro "’Ideal pra você"’ desse mesmo programa, analisando os participantes para saber qual o melhor treino para cada um. A ideia é alinhar o treino ao tipo de composição corporal individual, que consequentemente provoca melhor performance nos treinamentos. E ainda lançou seu projeto mais audacioso: mudar uma cidade inteira, reduzindo custos com saúde e melhorando o estilo de vida de cerca de 50 mil habitantes. O educador divulga sua mensagem de que é possível evitar uma série de complicações que ocorrem devido ao estilo de vida que a maior parte das pessoas leva, no Brasil e no mundo. (Por entrevistas, ver "Atendimento à Imprensa" mais abaixo).

Dra. Júnia Sueoka
Uma referência em temas do resgate e do atendimento pré-hospitalar de emergências, ela é médica formada na Universidade de Mogi das Cruzes, sendo que, atualmente, participa do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências da Secretaria da Saúde de São Paulo, e médica da Faculdade de Medicina do ABC. Desempenha-se como professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes e na Faculdade de Medicina do ABC. Foi Coordenadora do Núcleo de PHTLS (Pre Hospital Trauma Life Support) e dirigiu o Núcleo Central do AMLS (Advanced Medical Life Support). Também foi Diretora dos Núcleos ATLS (Advanced Trauma Life Support - ACS), TCCC (Tactical Combat Casualty Care) e TECC (Tactical Emergency Casualty Care). Possui experiência na medicina com ênfase em cirurgia, Urgência e Emergência e Atendimento Pré-Hospitalar.

Dr. Elias Leite
Médico, empresário, gestor e destacado palestrante em nível nacional, Elias é CEO do Grupo UNIMED. Conta com um vasto leque de qualificações, dentre elas dois MBAs em “Gestão Empresarial" e em “Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria", bem como diversas certificações em Coaching e numerosos cursos em gestão e em desenvolvimento de pessoas. Recentemente lançou o livro "Líder de Resultado", que virou rapidamente um verdadeiro manual de gestão e de coordenação de equipes.
  

Dr. Ivan Paiva
Um profissional especializado em resgate e urgências médicas, é graduado em medicina pela Fundação Bahiana de Medicina e Especialista em Cirurgia Geral pelas Obras Sociais Irmã Dulce. Atuou como Coordenador Central do SAMU de Salvador e foi Consultor do Ministério da Saúde da Coordenação de Urgência e Emergência. É Mestre em Gestão de Tecnologias e Inovação em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês e exerce a docência no curso de Medicina da Universidade Salvador (Unifacs). Já participou da Equipe de Extração do Grande Prêmio de F1 e é Gerente Executivo de Atenção às Urgências do Município de Salvador até hoje.

Dr. Kitt Rôla
O doutor Cristiano Walter Morais Rôla Júnior, melhor conhecido como Kitt Rôla, é médico especializado em Ginecologia com mestrado em Farmacologia Clínica pela Universidade Federal do Ceará. Com mais de 40 anos de carreira, o médico  é o atual Presidente da Regional Ceará da ABRAMURGEM – Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência. Como educador, destaca-se como professor de medicina da graduação e da pós-graduação da Unichristus na disciplina de Urgências médicas, sendo também instrutor dos cursos de ACLS, PHTLS, BLS, PALS. Atuou por longo tempo no SAMU Fortaleza e foi coordenador da UNIMED URGENTE. Atualmente, também dirige o Núcleo de Ensino e Capacitação da COAPH.

SOBRE O PRODUTOR
Criada em 2009, a Cooperativa de Atendimento Pré-Hospitalar -COAPH- tem o objetivo de apoiar os profissionais dessa particular área da saúde. A entidade tem por objetivo principal brindar assistência de qualidade e acessível, apoiando ao mesmo tempo os profissionais do atendimento pré-hospitalar e fortalecendo a área em nível local e nacional. A COAPH tem tido um crescimento exponencial nos seus primeiros anos de existência, sendo que hoje conta com 8 mil cooperados e 50 centrais de atendimento pelo Brasil. A V Jornada Científica é uma produção do Núcleo de Ensino da COAPH, espaço dedicado à qualificação do setor, através de diferentes propostas pedagógicas, dentre elas cursos, workshops, congressos e a Jornada Científica, que já qualificou mais de 1.000 pessoas em atendimento pré e intra hospitalar.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, opine com responsabilidade, violação dos termos não serão aceitos. Leia nossa Política de Privacidade.

Procurar no Ceará em rede

Destaque

Agente de endemias vítima de assalto faz apelo a assaltante

"Por favor! Devolva o meu cartão de memória, nele contem fotos de meus filhos, pago 200 reais". Falou Carlos no programa Jornal a ...

Arquivo do blog