Ad Code

Responsive Advertisement

Veja em tempo real a sangria do açude Araras (Paulo Sarasate)

Açude Paulo Sarasate (Araras) 2020

Após nove anos o gigante do norte volta a sangrar: Veja em tempo real a sangria do açude Paulo Sarasate (Araras na cidade de Varjota - Ce).


O açude Araras (Paulo Sarasate), localizado no Município de Varjota/CE, começou a sangrar na tarde desta quinta-feira (23). A capacidade hídrica do Paulo Sarasate (Araras) é de 1.000.000.000m³.


A última sangria do açude Araras foi em 2011.


Nota:. Devido a problemas técnicos, perdemos o link com o servidor que captava as imagens.
Assim que disponível, estaremos atualizando este post.


Informações técnicas:

A barragem Paulo Sarasate, do Açude Araras, está localizada no município de Varjota, estado do Ceará, a cerca de 250 km da cidade de Fortaleza. Barra o rio Acaraú, pertencente ao sistema do mesmo nome. A sua bacia hidrográfica cobre uma área de 3.520 km2.



Tem como finalidades a perenização e controle das cheias do rio Acaraú, a irrigação de 14.000 ha nas várzeas do mesmo rio, a geração de energia elétrica de aproximadamente 6.000 kVA (operados pela CHESF), a piscicultura e o aproveitamento de culturas na área de montante.



Os estudos de projeto tiveram início no ano de 1920 e, após uma série de paralisações, foram concluídos no ano de 1938. Posteriormente foi projetada e construída pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, com a consultoria da Cementation do Brasil S.A. - Engenharia Geral.



As obras civis foram iniciadas em 1951 , como atividade de emergência e assistencial. No ano de 1953 começou-se a construção da barragem auxiliar e, em 1956, a construção da barragem principal, que foi concluída no ano de 1958.




ARRANJO GERAL



A barragem Paulo Sarasate tem seu eixo com segmentos retilíneos e curvilíneos e é do tipo zoneada. Sua drenagem interna consiste de drenos horizontais, transversais e longitudinais ao eixo da barragem. No pé de jusante da barragem, no trecho do leito do rio Acaraú, foi construído um dreno de enrocamento de seção trapezoidal (Figs. 2 e 3).

A barragem auxiliar tem características semelhantes às da barragem principal.

O vertedouro é do tipo descarga livre, dotado de um perfil Creager, e todo escavado em rocha.



A tomada d'água é constituída por uma galeria dupla, em concreto armado, na qual foram instalados dois tubos de aço. Na extremidade de montante estão duas comportas acionadas por um sistema de elevação, localizado na torre de controle.


GEOLOGIA E GEOTECNIA


O vale da barragem Paulo Sarasate se caracteriza por uma formação migmatítica que aflora em toda a extensão do talvegue, sendo mais xistoso nas ombreiras, onde ocorrem as zonas mais alteradas. O material empregado na parte de montante da barragem apresenta características que o classificam como SC-SM. O material da parte de jusante possui maior permeabilidade e está classificado como GW.



No leito do rio as condições de fundações são excelentes. O maciço se apóia diretamente no gnaisse, ou eventualmente na camada de areia, se esta satisfizer as condições granulométricas de filtro, A camada arenosa de pequena espessura, localizada a montante, foi totalmente removida. Sondagem feita no gnaisse, com testemunhos de 4", apresentou 100% de recuperação. A região sofreu grandes movimentos tectônicos, conforme se pode notar pela orientação do xisto, com direções e mergulhos variáveis. O gnaisse foi tratado por injeções de cimento de diâmetro AX feitas no leito do rio, de 10 em 10m, com profundidades variáveis, sob a condição de que a absorção d'água no furo seja menor que 21 t/m por minuto por 10 kg/m2.

HIDROLOGIA

O regime das chuvas foi obtido através dos dados das estações pluviométricas localizadas dentro da bacia hidrográfica, abrangendo o período de 1912 a 1934.



As vazões foram obtidas através de dados limnimétricos e com o emprego das fórmulas empíricas do Engº. Francisco Aguiar.


A curva cota x área x volume do reservatório é apresentada na figura 6.

Os trabalhos de tratamento das fundações, com injeções de cimento, foram executados pela firma Cementation do Brasil S.A. - Engenharia Geral.

A ombreira direita é a parte mais interessante da fundação da barragem, onde, em toda a largura da mesma, e em grande extensão, aflora um micaxisto complexo, sem orientações e mergulhos dominantes. Em numerosas zonas o micaxisto está inteiramente dobrado e com veios de quartzitos fragmentados que poderiam ocasionar "piping". Zonas de intensa concentração decomposta de mica também ocorrem ocasionalmente.

O micaxisto se assemelha a um "puzzle" de rochas heterogêneas arrumadas sem nenhuma lógica, Inspeções visuais constataram sua baixa resistência à ruptura, fraquíssima em alguns pontos, e sua elevada permeabilidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DNOCS. 2. D.R. Arquivo Técnico. Processos do Açude

Público Araras. S.n.t.

MACÊDO, Maria Vilalba Alves de. Características físicas e Técnicas dos açudes públicos do Estado do Ceará. Fortaleza, DNOCS, 1977.132 p.

CARACTERÍSTICA TÉCNICAS
CAPACIDADE1.000.000.000m³ALTURA MÁXIMA19m
LOCALIZAÇÃOReriutaba-CELARGURA MÁXIMA DA BASE103m
SISTEMAAcaraúEXTENSÃO PELO COROAMENTO700m
RIO BARRADOAcaraúLARGURA DO COROAMENTO8m
BACIA HIDROGRÁFICA3.520km²
VERTEDOURO
BACIA HIDRÁULICA9.625haTIPODescarga Livre
PRECIPITAÇÃO MÉDIA ANUAL797mmLARGURA260m
EVAPORAÇÃO ANUAL2.172mmREVANCHE4m
PRECIPITAÇÃO EFETIVA591mmVOLUME DE CORTE67.400m³
DESCARGA MÉDIA MENSAL15,1m³/s
TOMADA D´ÁGUA
BARRAGEM PRINCIPALTIPOGaleria Dupla
TIPOTerra ZoneadaEXTENSÃO225m
ALTURA MÁXIMA38mDIÂMETRO2,10
LARGURA MÁXIMA NA BASE225mTIPO DE TURBINAKaplan
EXTENSÃO PELO COROAMENTO2.600m
USINA HIDRELÉTRICA
LARGURA DO COROAMENTO8mTURBINA2
VOLUME DE TERRA3.580.000m³TIPOKaplan
 BARRAGEM AUXILIAR 
POTÊNCIA6.400CV
TIPOTerra HomogêneaCAPACIDADE6.000KVA



  • Com informações do Denocs 

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement