Ad Code

Responsive Advertisement

Comprando um imóvel em Fortaleza – como fazer uma aquisição bem-sucedida


Imóveis em Fortaleza
    Créditos da imagem: Freepik

Embora a compra de um imóvel resulte em uma imensurável conquista, é preciso controlar o impulso para garantir uma negociação vantajosa.


 Afinal, esse processe envolve inúmeras decisões que requerem cautela. Portanto, se você pretende garantir uma aquisição bem-sucedida, confira a seguir algumas dicas fundamentais.


⦁ Faça uma planejamento prévio

Sem dúvidas, antes de iniciar a busca por casas ou ⦁ apartamentos em Fortaleza é preciso se organizar e fazer um planejamento que englobe as suas condições financeiras e as suas necessidades e propriedades como segurança, praticidade, acessibilidade, etc.


⦁ Defina um tipo de imóvel
Reflita sobre qual tipo de local é ideal para você. Novo, usado, na planta? Casa, apartamento, edícula? Depois, comece a pensar nas características e diferenciais da propriedade. Deve contar com vagas para carros, suítes, varanda, lavanderia, área de lazer? Procure registrar todas as suas prioridades em um papel, dessa forma, fica mais fácil filtrar pelos imóveis que correspondam a elas.
Antes de realizar as visitas presenciais, pesquise pelas propriedades em sites de classificados online. Essa é uma ótima maneira de visualizar fotos dos espaços e comparar preços com praticidade.


⦁ Defina a forma de pagamento

Defina qual será a melhor forma de pagamento. Se você puder pagar pela propriedade à vista, saiba que essa opção permite maiores vantagens no momento da negociação.
Contudo, se optar pelo financiamento, compare os serviços oferecidos pelas instituições financeiras ou contate a construtora responsável pela realização da obra.
Além disso, é muito importante pesquisar se é possível aplicar o saldo do FGTS para a quitação parcial do valor. Coloque todas as possibilidades na ponta do lápis e decida qual o melhor meio para quitar a aquisição.


⦁ Fique de olho na região

Se você está a procura de ⦁ casas à venda em Fortaleza, provavelmente, já tem as suas regiões de preferência. Portanto, quando for realizar as visitas, atente-se à segurança do bairro, aos barulhos, à circulação de pessoas, à infraestrutura e aos serviços de transporte públicos. Uma boa dica é visitar as regiões de interesse em diferentes dias e horários, assim é possível ter uma ideia maior dos prós e contras dos bairros selecionados.


⦁ Atente-se às taxas de comissão

No caso dos imóveis novos, o valor da comissão do responsável pela venda é cobrado paralelamente. Em relação aos usados, as taxas são direcionadas ao vendedor do bem. Portanto, cabe ao comprador definir a quantia proporcional ao valor da propriedade. Nesse momento, é preciso deixar a empolgação de lado e atribuir ao corretor a responsabilidade desse tipo de negociação.


⦁ Arquitete a sua proposta

Quando for propor uma oferta, use a empatia e coloque-se no lugar do vendedor. Não peça descontos abusivos e faça objeções baseadas em fatos reais como problemas com a estrutura, necessidade de reformas, etc. Além disso, desconfie se o corretor aceitar uma proposta tanto quanto contraditória.
Por fim, esclareça tudo o que puder e sempre exija clareza nas respostas.
Quando receber a documentação do imóvel, confira toda a papelada e, se possível, peça para um advogado checar a confiabilidade de todos os documentos requisitados e entregues durante a negociação.


⦁ Descubra com quem você está negociando

Pesquise sobre o histórico da imobiliária, construtora e corretor(a) escolhidos para a negociação. Se possível, visite outros ⦁ imóveis em Fortaleza vendidos e entregues pelos prestadores de serviço e solicite uma cópia do registro da incorporação ao corretor antes da assinatura do contrato.


⦁ Cuidados pós-compra

Assim que o pagamento for liberado e você receber a chave da sua nova propriedade, será necessário pagar o ITBI – Imposto sobre Transmissão de Bens e imóveis, além de todas as taxas cartoriais. Quem faz o recebimento desses pagamentos é a Prefeitura local e, normalmente, as taxas correspondem a 4% do valor total do imóvel. Portanto, programe-se com antecedência e garanta uma reserva financeira para destinar a essas despesas. Por fim, nunca deixe de registrar a escritura, mesmo nos casos de compras sem financiamento.


Enfim, gostou do artigo sobre como fazer uma aquisição bem-sucedida de um imóvel? Aproveite e compartilhe essas informações em suas redes sociais, com certeza, elas serão úteis para muitas pessoas.

Ceará em Rede


Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement