Policiais ambientais do CE poderão apreender paredões de som

Convênio entre SSPDS e Seuma foi assinado para dar certificação. 40 policiais ambientais participaram de treinamento teórico e prática.

O Batalhão de Policiamento Ambiental do Ceará passa a ter autonomia para notificar os proprietários e apreender paredões e outros equipamentos sonoros que desrespeitem o limite de 85 decibéis permitido por lei. De acordo com o major do BPMA, Ricardo Mota, 40 policiais da companhia participaram de treinamento teórico e prático e, agora, estão certificados pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente e Urbanismo (Seuma) para realizarem autos de constatação de poluição sonora.
A entrega dos certificados aos policiais foi realizada na manhã desta segunda-feira (18). O treinamento ocorreu entre 11 e 14 de agosto e, durante a capacitação, eles aprenderam a utilizar o decibelímetro, equipamento que mede os decibéis.

Antes do convênio firmado entre a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e a Seuma, os policiais prestavam apoio às blitze contra a poluição sonora, mas não podiam aplicar os autos de constatação, entre outras medidas administrativas. "Agora, estamos aptos a fazer o auto. Poderemos atender uma denúncia sem a necessidade da presença de um fiscal da Seuma", explica o major Mota.
Mesmo com a autonomia, o major ressalta que ações de apoio nas blitze vão continuar normalmente. Neste fim de semana, de sexta-feira (15) a domingo (17), equipes de blitze contra a poluição sonora apreenderam 180 equipamentos sonoros somente na capital cearense.
Segundo o major Ricardo Mota, em dez dias, os policiais militares ambientais terão os equipamentos necessários, os decibelímetros, para realizarem as ações de notificação e apreensão de equipamentos sonoros.


Fonte:G1/CE
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, opine com responsabilidade, violação dos termos não serão aceitos. Leia nossa Política de Privacidade.

Procurar no Ceará em rede

Twitter Ceará em Rede

Destaque

Veículo cai embaixo de ponte e motorista morre, em Fortaleza

Fonte: G1 Um motorista morreu após capotar o veículo e cair embaixo de uma ponte no Bairro Granja Portugal, em Fortaleza, na noite deste...

Arquivo do blog