Após ter candidatura impugnada, Acir Gurgacz é reeleito senador por RO

Após ter sua candidatura impugnada, o senador Acir Gurgacz (PDT), 52, foi reeleito ao Senado pelo Estado de Rondônia neste domingo (5).

Ele derrotou Ivone Cassol (PP), 53, mulher do ex-senador e ex-governador do Estado, Ivo Cassol, condenado por fraudes em licitações, e outros dois candidatos: Aluizio Vidal (PSOL), 46, e Moreira Mendes (PSD), 68.

A impugnação da candidatura de Acir ocorreu porque seu suplente na primeira chapa, seu pai, o empresário Assis Gurgacz, foi enquadrado como ficha-suja. Ele foi condenado em primeira instância pelo Tribunal de Justiça de Rondônia por ter desviado mais de R$ 1 milhão de verba pública em contratos falsos com a empresa Eucatur Táxi Aéreo.

Após a impugnação, Acir Gurgacz substituiu o pai por Gilberto Piselo (PDT) e teve a candidatura deferida pelo TRE-RO.

Gurgacz é atualmente presidente do PDT em Rondônia e líder do PDT no Senado. Sua chegada à casa, no entanto, foi indireta. Embora tenha obtido mais de 210 mil votos, perdeu a eleição de 2006 para Expedito Junior (então do PPS), que, em 2009, foi afastado do cargo pelo STF por compra de votos, deixando assim a vaga livre para Gurgacz.

É titular das comissões de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, de Serviços de Infraestrutura; da Comissão de Assuntos Econômicos; Meio Ambiente; Constituição e Justiça; Desenvolvimento Regional e Turismo, entre outras.

Uol
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, opine com responsabilidade, violação dos termos não serão aceitos. Leia nossa Política de Privacidade.

Procurar no Ceará em rede

Twitter Ceará em Rede

Destaque

Suspeito de traficar anabolizantes é preso em Vitória

Fonte: G1 Um homem de 39 anos foi preso nesta terça-feira (8), em Vitória, suspeito de traficar anabolizantes e falsificar receitas médi...

Arquivo do blog