Chega a 4 o número de casos de febre chikungunya no Ceará

O Ministério da Saúde confirmou mais um caso de febre chikungunya no Ceará, contabilizando quatro registros da doença no Estado até o últi...

O Ministério da Saúde confirmou mais um caso de febre chikungunya no Ceará, contabilizando quatro registros da doença no Estado até o último dia 27 de setembro. O balanço foi divulgado ontem pelo órgão.

Apesar de o Ministério atualizar a situação do vírus Chikungunya "por meio de exames laboratoriais", a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) nega o novo registro da doença e afirma que existem apenas seis casos suspeitos e três confirmados até o momento.

Ainda de acordo com a Sesa, os pacientes do Estado que foram infectados apresentaram-se como casos importados, ou seja, de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa.

Um dos casos confirmados foi apontado no município de Brejo Santo e os outros dois na capital cearense, segundo a Sesa. Em todo o País, o Ministério confirmou 79 casos da doença, 28 a mais do que o balanço divulgado no último dia 21 de setembro. Destes, 38 foram contraídos no exterior e os outros 41 foram diagnosticados como autóctones, ou seja, em pessoas sem registro de viagem internacional para países onde ocorre a transmissão.

Sintomas

A febre chikungunya é causada por vírus e transmitida por mosquitos, sendo o Aedes aegypti um dos principais vetores.

Os sintomas da febre são similares aos da dengue, contudo são mais intensos. Os principais indícios da doença são febre acima de 39 graus, dores intensas nas articulações dos pés e das mãos, dores nos músculos, dores de cabeça e manchas vermelhas na pele.

Mais informações:
Secretaria Estadual da Saúde
Do Estado do Ceará (Sesa)
0800 275 1520
(85) 3101 5227

Fonte: Diário do Nordeste | Foto: Alex Costa/Diário do Nordeste

Related

Saúde 6557759444559979572

Postar um comentário

Comente, opine com responsabilidade, violação dos termos não serão aceitos. Leia nossa Política de Privacidade.

emo-but-icon

Siga-nos

últimas

Comentários

TEMPO

Acorda Brasil

Uma Nação consciente ,
É o maior medo de um Governo mal intencionado.

Connect Us

item