Ad Code

Responsive Advertisement

Irã enforca mulher condenada por assassinar suposto estuprador

Uma iraniana de 26 anos condenada por ter matado um homem que tentou estuprá-la, quando ela era uma adolescente, foi enforcada neste sábado, informou a agência de notícias oficial IRNA, apesar dos apelos internacionais para que sua vida fosse poupada.

Reyhaneh Jabbari foi levada até a forca no amanhecer deste sábado, na prisão Evin, de Teerã, após não conseguir perdão dos parentes da vítima antes dos dez dias de prazo estabelecidos pela sharia, que é a lei do país desde a Revolução Islâmica de 1979.

A pena de morte foi condenada internacionalmente e fez o governo do presidente Hassan Rouhani, eleito no ano passado com promessas de uma reforma liberal, intervir para que ela fosse comutada.

O ministro da Justiça, Mostafa Pour-Mohammadi, afirmou no começo de outubro que um “bom final” estava sendo desenhado, mas informações da imprensa mostraram que a família do homem morto não foi convencida a ter tolerância com Jabbari.

A mulher foi condenada à morte de acordo com a lei “olho por olho, dente por dente”, depois de ser considerada culpada por matar a facadas o homem em 2007. Ela alegou legítima defesa, mas não convenceu os juízes de várias instâncias de apelação, e foi mantida na prisão.

A última chance de leniência estava com o líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, cujos poderes transcendem os do Estado, mas ele nunca mencionou o caso e raramente interfere em decisões judiciais.

Imediatamente após a execução, a promotoria-pública de Teerã emitiu um comunicado que aparentemente tinha o objetivo de combater a simpatia a Jabbari.

“Jabbari repetidamente confessou o assassinato premeditado, e depois tentou desviar o caso do seu caminho alegando estupro”, afirmou o comunicado transmitido pela IRNA.

Fonte: O Globo

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement