Ad Code

Responsive Advertisement

Ceará registra chuva de granizo pela 3ª vez em uma semana



Pela terceira vez em uma semana, o Ceará registra chuva de granizo em alguns municípios. Desta vez, os moradores da cidade de Nova Olinda, situada a 497 quilômetros de Fortaleza, também presenciaram o fenômeno na terça-feira (10).
 O mesmo fenômeno havia ocorrido há sete diana zona rural de Sobral, na Região Norte do Ceará.
Em um vídeo registrado por moradores de Nova Olinda e divulgado nas redes sociais, é possível visualizar uma mulher pegando uma pedra de gelo com as mãos. De acordo com o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) Raul Fritz, o caso acontece devido a uma instabilidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). 
“Algumas regiões do estado sofrem influência da proximidade da Zona de Convergência Intertropical. Uma linha de instabilidade que se desenvolve por causa da proximidade da Zona de Convergência e isso proporciona o desenvolvimento maior de gelo nas nuvens”, explica.
O meteorologista diz que isso acontece devido a algumas gotas de gelo congeladas no topo de algumas nuvens. “Quando acontece isso o componente de gelo aparece na nuvem e cresce. Ao cair, ele cai como forma de granizo”, disse.
Fonte: Tribuna do Ceará

Ad Code

Responsive Advertisement