Ad Code

Responsive Advertisement

Educação para o Futuro | Laboratórios de fabricação digital serão implantados em escolas municipais de Sobral


Sobral receberá dois laboratórios de fabricação digital adaptados ao ambiente escolar (FabLearn Labs) doados pela Fundação Lemann, parceira do Município na elaboração do novo currículo de Ciências que integra o uso de tecnologia. Os equipamentos serão instalados no Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão, no Complexo Monsenhor Aloísio, e na Escola Padre Oswaldo Chaves, no bairro Dom Expedito.

Nesses laboratórios os estudantes terão acesso à tecnologia de ponta para construção de conhecimentos científicos. “Nossa proposta é que a Ciência e Engenharia estejam juntas para envolver os alunos no fazer, valorizando a criatividade e respeitando as fontes locais de conhecimento”, afirma Paulo Blikstein, idealizador dos FabLearn Labs e um dos maiores especialistas em tecnologia aplicada à educação.

Tendo como base as melhores experiências internacionais, a Secretaria da Educação de Sobral iniciou, em 2017, o processo de elaboração de um currículo de Ciências para a rede municipal de ensino de Sobral, em parceria com a Fundação Lemann e a Universidade Federal do Ceará e consultoria de especialistas da Universidade de Stanford. A implantação de laboratórios pilotos em duas escolas da Rede Municipal de Ensino subsidiarão estudos para contribuir com a escrita do documento curricular de Ciências, inserindo a tecnologia nas práticas pedagógicas das escolas.

Missão Internacional

Como parte do projeto de implementação de laboratórios FabLearns nas escolas municipais de Sobral, em dezembro, a gerente do Ensino Fundamental II, professora Carolina Farias, e o técnico de TI, Felipe Dias, participaram do curso “FabLearn Training: Stem Teaching for the 21st Century: From Learning Targets to Curricular Units”, no Centro de Pesquisa da Universidade de Stanford, Califórnia, em parceria com o Programa FabLearn do Lemann Center.

Em maio de 2017, o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, e representantes da Universidade Federal do Ceará e da Escola de Formação Permanente do Magistério também estiveram na Universidade de Stanford, participando desta formação para a implantação dos laboratórios em Sobral.

Blog de Sobral

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement