Seminário Educacional aborda competências socioemocionais com educadores de Sobral

Abrindo o ciclo de formações dos educadores de Sobral, a Secretaria da Educação e a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Edu...


Abrindo o ciclo de formações dos educadores de Sobral, a Secretaria da Educação e a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional realizam, de 24 a 26 de janeiro, o Seminário Educacional 2018 no auditório Plutão do Centro de Convenções de Sobral. O objetivo é apresentar para professores e coordenadores pedagógicos a importância da inserção das competências socioemocionais na rede municipal de ensino de Sobral.

O secretário da Educação, Herbert Lima, fez a abertura do seminário destacando a importância da parceria do Instituto Ayrton Senna para a educação de Sobral ao longo dos últimos 20 anos. “Reencontramos o instituto, mais uma vez, no momento em que Sobral vivencia esse novo desafio de trabalhar as competências socioemocionais na escola. A formação que os professores receberão chegará à sala de aula, alcançando os nossos estudantes, com o objetivo de formar pessoas mais tolerantes, mais reflexivas, mais empáticas, promovendo uma educação mais humanizada e integral, construindo assim uma sociedade mais pacífica”, explicou o secretário.

A doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Katia Mori, proferiu a palestra sobre o tema “Um olhar sobre as competências socioemocionais”, destacando a importância da figura do professor na formação humana. “O sucesso escolar está na melhor formação que muda o mundo, da educação que forma gente. A escola, enquanto espaço formal da aprendizagem, também deve propiciar o desenvolvimento integral dos educandos. O mundo contemporâneo exige mais do que excelentes acumuladores de conhecimento. Exige cidadãos conscientes e participativos, trabalhadores éticos e produtivos, seres humanos capazes de fazerem boas escolhas e transformarem para melhor o mundo em que vivem”, explicou.

Competências Socioemocionais

As competências socioemocionais são a capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para se relacionar com os outros e consigo mesmo assim como estabelecer e atingir objetivos e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva.

Na rede de educação de Sobral serão trabalhadas as seguintes competências: Autogestão (determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade); Engajamento com os outros (iniciativa social, assertividade, entusiasmo); amabilidade (empatia, respeito e confiança); resiliência emocional (tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância à frustação) e abertura ao novo (curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico).

Blog de Sobral

Related

Educação 3851226398186133293

Postar um comentário

Comente, opine com responsabilidade, violação dos termos não serão aceitos. Leia nossa Política de Privacidade.

emo-but-icon

Siga-nos

últimas

Comentários

TEMPO

Acorda Brasil

Uma Nação consciente ,
É o maior medo de um Governo mal intencionado.

Connect Us

item