Ad Code

Responsive Advertisement

Seminário Educacional aborda competências socioemocionais com educadores de Sobral


Abrindo o ciclo de formações dos educadores de Sobral, a Secretaria da Educação e a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional realizam, de 24 a 26 de janeiro, o Seminário Educacional 2018 no auditório Plutão do Centro de Convenções de Sobral. O objetivo é apresentar para professores e coordenadores pedagógicos a importância da inserção das competências socioemocionais na rede municipal de ensino de Sobral.

O secretário da Educação, Herbert Lima, fez a abertura do seminário destacando a importância da parceria do Instituto Ayrton Senna para a educação de Sobral ao longo dos últimos 20 anos. “Reencontramos o instituto, mais uma vez, no momento em que Sobral vivencia esse novo desafio de trabalhar as competências socioemocionais na escola. A formação que os professores receberão chegará à sala de aula, alcançando os nossos estudantes, com o objetivo de formar pessoas mais tolerantes, mais reflexivas, mais empáticas, promovendo uma educação mais humanizada e integral, construindo assim uma sociedade mais pacífica”, explicou o secretário.

A doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Katia Mori, proferiu a palestra sobre o tema “Um olhar sobre as competências socioemocionais”, destacando a importância da figura do professor na formação humana. “O sucesso escolar está na melhor formação que muda o mundo, da educação que forma gente. A escola, enquanto espaço formal da aprendizagem, também deve propiciar o desenvolvimento integral dos educandos. O mundo contemporâneo exige mais do que excelentes acumuladores de conhecimento. Exige cidadãos conscientes e participativos, trabalhadores éticos e produtivos, seres humanos capazes de fazerem boas escolhas e transformarem para melhor o mundo em que vivem”, explicou.

Competências Socioemocionais

As competências socioemocionais são a capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para se relacionar com os outros e consigo mesmo assim como estabelecer e atingir objetivos e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva.

Na rede de educação de Sobral serão trabalhadas as seguintes competências: Autogestão (determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade); Engajamento com os outros (iniciativa social, assertividade, entusiasmo); amabilidade (empatia, respeito e confiança); resiliência emocional (tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância à frustação) e abertura ao novo (curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico).

Blog de Sobral

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement