Ad Code

Responsive Advertisement

Sobral participa de Workshop para melhoria da informação sobre causa de morte


Sobral esteve representado pela enfermeira Sandra Flor, gerente da Vigilância Epidemiológica do município, no Workshop de Planejamento 60 cidades – Melhoria da Informação sobre Causa de Morte. O evento, que ocorreu em Belo Horizonte, foi realizado pelo Ministério da Saúde, com apoio da Fundação Bloomberg, por meio do projeto “Data for Health Innitiative”, e visa à melhoria da qualidade da informação sobre as causas de óbito no país.  

Apesar dos investimentos, anualmente mais de 400 mil registros de óbitos com causa básica indefinida (garbagecode) são notificados, o que corresponde a aproximadamente 30% do volume anual. Dentre as ações para redução das causas, consta o acompanhamento de atividades em sessenta cidades das cinco regiões do país, com a finalidade de buscar evidências para implementação de novos modelos visando à redução da causa de morte indeterminada.

O Workshop fez parte do conjunto de ações para a melhoria da qualidade da informação sobre causa de morte e teve como objetivo fomentar o uso dos dados locais a partir de análise e avaliação do cenário sobre mortalidade, qualidade das informações produzidas e buscar estabelecer uma aproximação com a qualidade do diagnóstico de causa de morte informada pelos serviços de saúde local. Procurar identificar ainda os fatores determinantes que influenciam localmente para baixa qualidade do dado visando, também estimular o participante a buscar alternativas e aplicá-las na resolução dos óbitos classificados como "códigos garbage", considerando sua realidade local.

Blog de Sobral

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement