Ad Code

Responsive Advertisement

Acordo dos EUA com União Europeia não prejudica negociações do Mercosul com o bloco, avalia Temer

Presidente deu a declaração na África do Sul, onde participa da 10ª cúpula do Brics. Acordo dos EUA com União Europeia foi anunciado nesta nesta quarta (25) com objetivo de evitar guerra comercial.

    



O presidente Michel Temer avaliou nesta quinta-feira (26) que o acordo comercial entre Estados Unidos e União Europeia não atrapalha as negociações entre o Mercosul e o bloco.

Temer deu a declaração em Joanesburgo, onde participa da 10ª Cúpula do Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O acordo da União Europeia com os EUA foi anunciado nesta quarta(25) pelo presidente Donald Trump e pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. O objetivo é avançar rumo à "tarifa zero" e evitar uma guerra comercial.

"As questões relativas à aliança do Mercosul com a União Europeia ainda estão em tratativas. Agora, nada atrapalha o fato de os Estados Unidos fazerem uma aliança com a União Europeia. Uma aliança, aliás, tarifária. [...] Não há prejuízo nenhum", afirmou Temer.

A guerra comercial que envolve Estados Unidos e outros países tem colocado a economia mundial em alerta.

Em março, por exemplo, Trump criou novas taxas para importação de aço e alumínio, medida que afetou o Brasil. Em retaliação, a China também sobretaxou 659 produtos americanos.


Negociações com União Europeia



As negociações para um acordo de livre comércio entre Mercosul (Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina) e União Europeia se arrastam há quase duas décadas, chegaram a ser interrompidas e, depois, retomadas.


Ao comentar nesta quinta a negociação entre os blocos, Temer disse que as tratativas continuam e que ele e o presidente da Argentina, Mauricio Macri, se esforçam para haver um desfecho positivo.


"As conversações continuam. Há uma reunião novamente marcada em setembro. Não é improvável que em setembro se consiga fechar esse acordo" declarou o presidente.


Em julho, o colunista do G1 e da GloboNews João Borges informou ter terminado sem acordo uma reunião em Bruxelas (Bélgica) entre ministros do Mercosul e a comissária de comércio da União Europeia, Cecília Malmström.



FONTE: G1

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement