Ad Code

Responsive Advertisement

SOBRAL REGISTRA FENÔMENO DE INVERSÃO TÉRMICA NESTE FINAL DE SEMANA

O FENÔMENO  OCORRE DEVIDO A PERDA DE CALOR DA SUPERFÍCIE DA TERRA E BAIXA UMIDADE DO AR CONFIRA DETALHES:



Inversão térmica é um fenômeno natural registrado em qualquer parte do planeta, que corresponde àinversão das camadas atmosféricas(em escala local) de forma que o ar frio permanece em baixas altitudes e o ar quente nas camadas mais elevadas.

Dessa maneira, ocorre assim, uma desestabilização momentânea da circulação atmosférica e alteração na temperatura.

Como ocorre a Inversão Térmica

Normalmente,a inversão térmica acontece no final da madrugada e no início da manhã, em particular, no período do inverno, visto que nessa estação tanto o solo quanto o ar, registram temperaturas mais baixas que próximas do solo, podem chegar abaixo de 4ºC.

Com isso, resulta na impossibilidade do ar frio se elevar, ficando retido nas camadas mais baixas da atmosfera, enquanto o ar relativamente mais quente, que ocupa as camadas mais elevadas da atmosfera, não consegue descer.

Portanto, ocorre, desta forma, uma estabilização temporária da circulação atmosférica, em escala local, onde se verifica uma inversão das camadas ou a chamada Inversão Térmica: o ar frio (mais denso) permanece abaixo e o ar quente (menos denso) acima.

Logo após o nascer do sol, a inversão térmica começa a se desfazer mediante o gradativo aquecimento do solo e do ar, de modo que o ar aquecido que se forma sobe, e proporcionalmente, o ar resfriado cai, voltando a normalidade da circulação atmosférica no ambiente.


Vale lembrar que o fenômeno da inversão térmica ocorre com mais frequência nas regiões cujo solo absorve bastante calor durante o dia e o perde durante a noite, devido sua irradiação, esfriando as camadas mais baixas que ficam impossibilitadas de se elevar.


COMO SERÁ:





  • Explica o núcleo de meteorologia de sobral (NUMES) maiores informações pelo telefone: (88) 2144-0915 99402 7377.




Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement