25 de Dezembro, realmente foi o dia do nascimento de Jesus Cristo?

Ceará em Rede: Imagem presépio

Será que o 25 de Dezembro, realmente foi o dia do nascimento de Jesus Cristo?

É fato que o calendário que conhecemos hoje e suas datas comemorativas sofreram alterações ao logo dos tempos, e tiveram que ser adaptadas aos anseios do sistema. Como por exemplo o dia dos namorados. Na maioria dos países é celebrado em 14 de fevereiro, alusivo ao presbítero São Valentim. Por outro lado no Brasil, a data foi alterada para o dia 12 de junho, data dedicada a Santo Antônio. 

Para compreendermos melhor vamos ver o que diz a História...

História


Império Romano, que compreendeu-se no período de 27 a.C. à 476 d.C. Teve expressiva Influencia, para o sistema, como por exemplo: O direito, a arte, a literatura, a cultura, arquitetura, dentre outros. Podemos dizer então que boa parte da doutrina católica é oriunda do Império Romano.


Os romanos antigos cultuavam deuses pagãos, e suas festividades quase sempre eram oferendadas a eles. Para cada situação existia um deus. Por exemplo: Ceres (A deusa da agricultura). Mesmo com a morte de Jesus Cristo nas mãos dos romanos, somente por volta do ano 50, (no governo do imperador Nero) o cristianismo ganhou força em Roma, muitos foram perseguidos detidos, queimados vivos ou usados como diversão para morrerem nas arenas dos anfiteatros romanos.

Por volta do século III, com o estado romano enfraquecendo devido a uma série de fatores dentre eles a invasão dos povos bárbaros, crise econômica, colapso no sistema escravista etc... O cristianismo cresce de tal forma que o imperador Constantino assinou, em 313, o Édito de Milão, concedendo liberdade religiosa aos cristãos. A partir daí foi o fim do politeísmo Romano, tornando assim o cristianismo a religião oficial.

O cristianismo romano adotou algumas práticas e ritos da época politeísta, festas religiosas com o mesmo simbolismo praticados na quele período.


Ceará em Rede: Imagem deus pagão Romano: Saturno
Como por exemplo: A Saturnalia festa que venerava o deus Saturno cuja celebração durava quatro dias. Durante os festejos de Saturnalia, ninguém trabalhava, ofereciam-se presentes, visitavam-se os amigos e, os escravos recebiam permissão temporária para fazer tudo o que lhes agradasse, sendo servidos pelos amos. Era também coroado um rei que fazia o papel de Saturno. Esta festa era chamada Saturnália e realizava-se no solstício de Inverno. 


Ceará em Rede: Imagem deus pagão Romano: Sol
Natalis Solis Invicti (nascimento do sol invencível) que homenageava o deus Persa Mitra, o deus Sol, 24 e 25 de Dezembro data que, segundo a lenda, correspondia ao nascimento da divindade. venerado popularmente pelos romanos desde muito tempo antes de Cristo. Tais festejos aconteciam durante o solstício de inverno, o dia mais curto do ano. 

Obs: Em 25 de dezembro de 274 d.C., o imperador romano Aureliano tornou-o um culto oficial ao lado dos cultos romanos tradicionais.
Leia mais em: SOL INVICTO

No hemisfério norte, o solstício não tem data fixa - ele costuma ser próximo de 22 de dezembro, até o dia 25. 




Conclusão:

Conforme dito anteriormente em 313, Constantino se converteu ao cristianismo, que  de crescia rapidamente. A igreja Romana que sempre caminhava com o sistema político Romano, precisava se fortalecer na base. Para isso fundiu seus princípios pagãos com o cristianismo. Absorvendo a festa pagã do nascimento do deus Sol, transformando-o na celebração do nascimento de Cristo Jesus.

O Papa Gregório XIII sacramentou o resto alterando o calendário e imputando as pessoas a celebrarem uma festa pagã maquiada com o nascimento de Cristo.

O que a Bíblia diz sobre o Natal?

Se você é realmente cristão, suponho que você crê que a Bíblia é a palavra de Deus. E que devemos nos guiar por ela.

A Bíblia não informa a data do nascimento de Jesus nem diz que devemos comemorar seu aniversário. A Cyclopedia de McClintock e Strong comenta: “A observância do Natal não foi divinamente instituída, nem se origina do NT [Novo Testamento].”

Na realidade, uma análise da história do Natal revela que essa celebração se origina de rituais religiosos pagãos. A Bíblia mostra que, se tentamos adorar a Deus de um modo que ele não aprova, nós o ofendemos. — Êxodo 32:5-7.

Veja a origem de cada costume natalino e suas origens: 

Comemoração do aniversário de Jesus: “Os primeiros cristãos não celebravam [o] nascimento [de Cristo] porque consideravam a comemoração do aniversário um costume pagão.” — Enciclopédia Delta Universal.

Dia 25 de dezembro: Não existem provas de que Jesus tenha nascido nessa data. É provável que líderes da Igreja tenham escolhido essa data para coincidir com festas pagãs realizadas no solstício de inverno ou por volta dele.

Troca de presentes: Banquetes e festas: A obra The Encyclopedia Americana diz: “As saturnais, festa romana celebrada em meados de dezembro, forneceram o modelo para muitos costumes festivos do Natal. Dessa celebração, por exemplo, derivam-se os banquetes suntuosos, a troca de presentes e a queima de velas.” A Encyclopædia Britannica observa que “todo trabalho e negociações eram interrompidos” durante as saturnais.

Luzes de Natal: De acordo com a The Encyclopedia of Religion (Enciclopédia da Religião), os europeus decoravam suas casas “com luzes e sempre-verdes de todos os tipos” para celebrar o solstício de inverno e combater espíritos maus.

Visco e azevinho: Em muitos países, essas plantas geralmente são usadas em decorações de Natal. “Os druidas atribuíam propriedades mágicas ao visco. O azevinho sempre-verde era adorado como uma promessa de que o Sol retornaria.” — The Encyclopedia Americana.

Árvore de natal: “Cultuar árvores, ato comum entre os europeus pagãos, sobreviveu à conversão deles ao cristianismo.” Um exemplo atual disso é o costume de “colocar uma árvore de natal na entrada ou dentro da casa durante as festividades em meados do inverno”. — Encyclopædia Britannica.


A verdadeira data de nascimento de Jesus Cristo

Embora a Bíblia não informe diretamente quando Jesus nasceu, ela fornece duas evidências que já convenceram muitas pessoas de que ele não nasceu em 25 de dezembro.
Não no inverno *

O censo. Pouco antes de Jesus nascer, César Augusto emitiu um decreto ordenando “que toda a terra habitada se registrasse”. Todos tinham de se apresentar “na sua própria cidade”, o que em alguns casos poderia envolver uma viagem de uma semana ou mais. (Lucas 2:1-3) Essa ordem — provavelmente emitida com o objetivo de arrecadar impostos e recrutar pessoas para o Exército — já causaria insatisfação no povo em qualquer época do ano. Assim, é pouco provável que Augusto provocasse seus súditos ainda mais por obrigar muitos deles a fazer longas viagens na época do inverno.

As ovelhas. Os pastores estavam “vivendo ao ar livre e mantendo de noite vigílias sobre os seus rebanhos”. (Lucas 2:8) O livro Daily Life in the Time of Jesus (A Vida Diária na Época de Jesus) observa que os rebanhos ficavam ao ar livre da “semana antes da Páscoa [no fim de março]” até meados de novembro. Daí, acrescenta: “Eles passavam o inverno em abrigos; e só com base nisso podemos ver que é improvável que a data tradicional do Natal esteja certa, visto que o Evangelho diz que os pastores estavam nos campos.”
No início do outono *

Podemos calcular a data aproximada do nascimento de Jesus fazendo uma contagem regressiva a partir de sua morte. Ele morreu durante a Páscoa judaica, em 14 de nisã da primavera * de 33 EC. (João 19:14-16) Jesus tinha cerca de 30 anos no início de seu ministério. Assim, visto que seu ministério durou três anos e meio, podemos dizer que Jesus nasceu no início do outono do ano 2 AEC. — Lucas 3:23.

Por que o Natal é comemorado em 25 de dezembro?

Se não existem provas de que Jesus Cristo tenha nascido em 25 de dezembro, por que o Natal é comemorado nessa data? De acordo com a Enciclopédia Barsa, ela provavelmente foi escolhida pelos líderes da Igreja para que “coincidisse com a festa pagã dos romanos dedicada ‘ao nascimento do sol inconquistado’, que comemorava o solstício do inverno”. Segundo a obra The Encyclopedia Americana, muitos eruditos acreditam que essa data foi escolhida “para que o cristianismo fizesse mais sentido para os pagãos convertidos”.




Fontes de informações: Biblia Sagrada, Wikipedia, JW.org, Obvious, 
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, opine com responsabilidade, violação dos termos não serão aceitos. Leia nossa Política de Privacidade.

Procurar no Ceará em rede

Destaque

Sobral ganha Sistema de Comunicação Paraíso

Sistema de Comunicação Paraíso A rádio: A Paraíso Fm, é uma emissora de rádio situada na cidade de Sobral, atualmente estacionada no prefix...

Arquivo do blog