Caminhada de conscientização do Autismo dia 2 de Abril na praça de Cuba

Ceará em Rede - Dia 2 de Abril - Dia do Altismo 

Concentração na Praça de Cuba as hs:7:30 em Sobral

Dia 2 de Abril, é o dia de Mundial de Conscientização do Autismo. E para celebrar essa data, os pais e familiares de crianças e adultos com Autismo. Convidam a todos para uma caminhada em prol dos portadores de Autismo, com o propósito de divulgar e reivindicar os seus direitos perante uma justa sociedade.

Ajude-nos também divulgando em suas redes sociais, para que esses seres humanos possam ter uma qualidade de vida melhor. Ainda a muito o que ser feito para as crianças e adultos portadores do Autismo em Sobral.

O que é o Autismo:

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) 
ou simplesmente Autismo. É o transtorno neurológico que tem como características o comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restrito e repetitivo.


Causas: 

Apesar de haver vários estudos em todo mundo, no sentido de detectar com precisão as reais causas do Altismo, a definição mais plausível é de que se trata de um transtorno genético. E sua complexidade cujo sintomas variam, pode ser consequência de diferentes tipos de genes. Vale ressaltar que até hoje nenhum gene foi identificado como causador exclusivo de Autismo, porém pesquisas estão sendo feitas na tentativa de localizar mutações do código genético que crianças autistas, possam ter herdado.

Causas genéticas não são os únicos indutores do Autismo, segundo estudo recente.



A suposição é que fatores ambientais que tenham impacto no desenvolvimento do feto, como stress, infecções, exposição a substâncias químicas tóxicas, complicações durante a gravidez, desequilíbrios metabólicos podem levar ao desenvolvimento do autismo.

Pesquisas:

Dentro dos fatores ambientais, pesquisadores detectaram uma maior importância para o risco de TEA dos fatores ambientais individuais, que incluem complicações durante o nascimento, infecções maternas ou a medicação que se recebe antes e após o nascimento, face aos fatores ambientais partilhados pelos familiares.

De acordo com o artigo publicado no The Journal of the American Medical Association – JAMA, uma grande pesquisa feita no Instituto Karolinska, em Estocolmo – Suécia, analisou mais de dois milhões de crianças nascidas nesse país entre 1982 e 2006 e revela agora que a hereditariedade, apesar de muito significativa, só explica metade do risco para se desenvolver autismo. Os restantes dos fatores têm sua origem no ambiente.

A equipe de pesquisadores descobriu ainda que as causas hereditárias, ou seja, a informação genética que os pais transmitem aos filhos, explicam apenas 50% do risco de se vir a desenvolver TEA. Estudos anteriores tinham calculado que era de 80% a 90%. Segundo este novo estudo, o fator ambiental poderá ser, afinal, muito maior do que era assumido.

“Ficamos surpreendidos com as nossas descobertas, já que não esperávamos que a importância dos fatores ambientais no autismo fosse tão forte. Os estudos recentes centravam-se tendencialmente nos genes, mas agora tornou-se claro que precisamos de futuras investigações para identificarmos quais são ao certo estes fatores ambientais”, explica Avi Reichenberg, do Centro Seaver para a Investigação do Autismo, Nova Iorque – EUA, um dos autores do estudo, citado pelo King’s College de Londres. Para este cientista, “da mesma forma que existem múltiplos fatores genéticos a considerar, provavelmente também deverá haver vários fatores ambientais que contribuem para o desenvolvimento do autismo.”

Apesar de extensa pesquisa, não há comprovada ligação entre vacinas e autismo.

Não há cura conhecida para o autismo.

O diagnóstico baseia-se na presença de determinados padrões de comportamento.

Uma vez identificado sinais de autismo ou mesmo estabelecido o diagnóstico (precoce), a intervenção é fundamental para a aquisição dos repertórios de comunicação, socialização, autonomia e motora, fundamentais para o desenvolvimento da criança.


Ceará em Rede com informações de: Instituto Pensi
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, opine com responsabilidade, violação dos termos não serão aceitos. Leia nossa Política de Privacidade.

Procurá no Ceará em rede

Facebook

Facebook
Siga-nos no Facebook

BTemplates.com

Seguir por Email

Sobre

Sobre
A única certeza que temos, é que nada somos mediante o cosmos

Internet Fibra Óptica

Internet Fibra Óptica
GPnet - Internet de Alta performance

Siga por Email

Twitter Ceará em Rede

Parceiro

Notícias de Sobral

Destaque

Projeto Laços de Família inaugura nova sede em Sobral.

Projeto Laços de Família - Agora no Centro de Sobral Nessa Sexta-feira dia 18, o Projeto Laços de Família ganha nova sede e...

Arquivo do blog