Ad Code

Responsive Advertisement

Chuva de 31 milímetros na manhã desta quarta alaga ruas e causa congestionamentos em Fortaleza

Chuva de 31 milímetros na manhã desta quarta alaga ruas e causa congestionamentos em Fortaleza

Chuva ocasionou engarrafamentos e queda de energia. Segundo a AMC, foram registrados quatro cruzamentos com semáforos apagados.


Fortaleza registrou fortes precipitações no início desta quarta-feira. — Foto: José Leomar/Agência Diário

Fortaleza amanheceu com chuva na manhã desta quarta-feira (3). Ruas e avenidas registraram pontos de alagamentos, o que deixou o trânsito congestionado. Na Avenida Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa), no Bairro Mucuripe, um trecho ficou alagado o que obrigou os motoristas a reduzirem a velocidade.


Na Avenida Santos Dumont, no Bairro Papicu, os veículos também tiveram dificuldades para trafegar próximo ao terminal de ônibus do bairro. Um congestionamento se iniciou no cruzamento da Via Expressa e se estendeu até próximo à Rua Tibúrcio Cavalcante. Já na Rua Osvaldo Cruz, no Bairro Dionísio Torres, próximo à Avenida Santos Dumont, a água formou uma correnteza.


Balanço de precipitações na capital
O balanço parcial referente às chuvas do intervalo entre as 7h desta terça (2) e as 7h desta quarta-feira (3) em Fortaleza indicam registros em três dos quatros postos pluviométricos da Capital: Pici (25,8 mm), Castelão (14,8 mm) e Messejana (11 mm). As informações em relação ao posto localizado na Água Fria ainda não foram repassadas.


Já quanto às precipitações após as 7h de hoje até as 11h, a Plataforma de Coleta de Dados (PCD), localizada no bairro Aldeota, indica, acumulado de 31,6 milímetros. É importante reforçar que o total será divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) nesta quinta-feira (4), após o tradicional ciclo de 24 horas de observação.

Semáforos apagados
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informou que na manhã desta quarta-feira foram registrados quatro cruzamentos com semáforos apagados. Destes, três já foram resolvidos. At´a publicação, o cruzamento das avenidas Padre Antônio Tomás com Senador Virgílio Távora continuava apagado por falta de energia. Agentes da AMC orientaram o trânsito no local.


A AMC ressalta, ainda, que as falhas nos semáforos geralmente se dão por causa de oscilações na rede elétrica e, para isto, a Autarquia tem implantado NoBreaks, equipamento que impede que estas oscilações interfiram na rede semafórica.


Sobre os pontos de alagamentos e desabamentos, a Defesa Civil de Fortaleza afirmou que mandará nota somente no início da tarde de quarta-feira.








Chuva na avenida Santos Dumont, no Bairro Aldeota, em Fortaleza. — Foto: Halisson Ferreira/TV Verdes Mares

Chuvas em mais de 100 municípios

A previsão do tempo para quarta e os próximos dois dias foi atualizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta quarta.


Conforme análise da imagem de satélite, neste momento, há nuvens sobre o território do Ceará, principalmente sobre o norte do estado. Essa nebulosidade está relacionada à instabilidade causada pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está posicionada próximo ao norte do Nordeste.


Já no leste da região, os meteorologistas da Funceme observam a presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN). Esses sistemas estão contribuindo para a ocorrência de chuva, como indicado na previsão, para as próximas 72h.


Para quarta, a indicação é de céu nublado com eventos de chuva em todas as macrorregiões do Ceará, isto é, a cobertura de nuvens será constante e as precipitações deverão atingir mais de 50% da área sob previsão. O mesmo cenário é indicado para esta quinta-feira (4).


Já para a próxima sexta-feira (5), a tendência é de nebulosidade variável com chuvas isoladas (cobertura variada de nuvens e precipitações entre 20% e 50% da área) em todas as macrorregiões cearenses.


Maiores chuvas do dia no Ceará


Fonte: Funceme

Balanço

No que se refere ao intervalo entre 7h desta terça e as 7h desta quarta, há informações de registros em, pelo menos, 105 municípios do Ceará. Os maiores acumulados foram observados em Granja (118,2 mm), Massapê (88,2 mm) e Camocim (85 mm).

Situação dos principais açudes

Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 3,92 % da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 5,27% do volume máximo.

Fonte: G1









Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement