Agente de zoonose acidentalmente vacina dona do cão

Mulher leva vacinada em vez de cachorro
Mulher é vacinada em vez do cachorro: Foto: Dispositivo móvel

Na rua João Miranda, casa de numero 20, bairro Felipe Camarão, Natal - RN, a dona de casa,  Jacinta Fidélis da Silva, de 26 anos, e sua cachorrinha “Morena” receberam a visita do agente do Centro de Controle de Zoonoses.

Jacinta foi pega de surpresa por um erro do agente responsável pela vacinação antirrábica. Foi ela quem recebeu a dose no lugar da Morena. Logo em seguida, a dona do animal procurou ajuda médica em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).



Foto: Victor Lyra/TV Ponta Negra
A mulher foi medicada com antídoto, antialérgico e soro. O caso ocorreu na terça-feira (3), mas uma semana depois, ela afirma estar sentindo dores por causa da confusão. “Ele [agente] entrou e pediu para se sentar e segurar a cachorra no colo. Então ele colocou a mão entre mim e ela, foi quando a seringa furou a minha barriga”, explica a dona de casa.

Ainda de acordo com Jacinta Fidélis, as equipes não prestaram nenhum tipo de assistência e recomendaram que ela lavasse a região com água e sabão. A mulher disse ter sentido dores, formigamento e inchaço. Ela contou com a ajuda do companheiro, que a levou para a UPA Esperança.

“Eles deixaram até um papel, que dizia que a cachorra havia sido vacinada, mas não foi porque quem tomou a vacina foi eu. No outro dia eu fui de rua em rua para encontrar um agente e falar sobre o que tinha acontecido”, relata a mulher.

Morena foi finalmente vacinada dois dias depois do incidente e agora vive mais tranquila com sua dona. Jacinta, por outro lado, ainda se queixa de dores e ainda convive com um hematoma na região atingida pela agulha.

O que dizem os responsáveis


Questionado sobre o assunto, o Centro de Controle de Zoonoses se pronunciou por meio da gerente técnica Úrsula Torres. A profissional afirmou que a equipe prestou socorro a Jacinta e inclusive a encaminhou para uma unidade de saúde para receber cuidados médicos.

“O que aconteceu foi um acidente. A cachorra se assustou no momento da vacina e a seringa encostou na mulher e injetou uma quantidade muito pequena do remédio, mas logo nossa equipe disponibilizou um supervisor para acompanhar a dona do animal”, afirmou a servidora do CCZ.

Úrsula Torres explicou ainda que o efeitos colaterais percebidos pela mulher após a dose são considerados normais para o caso. “Nós acompanhamos de perto por precaução e iremos visitá-la na próxima segunda-feira, conforme protocolos do Ministério da Saúde”, destaca.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se manifestou por meio de nota enviada à reportagem do Portal OP9. A pasta reconhece o caso e esclareceu a situação:

“A Secretaria Municipal de Saúde de Natal esclarece que após o incidente ocorrido no bairro de Felipe Camarão, o Centro de Controle de Zoonoses e o Departamento de Vigilância em Saúde prestaram total assistência a usuária. Imediatamente, os profissionais foram até a residência dela para avaliar o ocorrido, verificaram se haviam algum evento adverso em função do acidente, inclusive pelo fato de a vacina animal ser a mesma vacina humana contra raiva. A primeira orientação foi realmente lavar com água e sabão para desinfecção, mas em seguida foram seguidos todos os protocolos de segurança estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A SMS reforça que está intensificando a capacitação dos profissionais que atuam na Campanha Antirrábica, como forma de prestar, cada vez mais, uma melhor assistência à população.”


Por: Portal OP9
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, opine com responsabilidade, violação dos termos não serão aceitos. Leia nossa Política de Privacidade.

Procurá no Ceará em rede

Facebook

Facebook
Siga-nos no Facebook

BTemplates.com

Seguir por Email

Sobre

Sobre
A única certeza que temos, é que nada somos mediante o cosmos

Internet Fibra Óptica

Internet Fibra Óptica
GPnet - Internet de Alta performance

Siga por Email

Twitter Ceará em Rede

Parceiro

Notícias de Sobral

Destaque

Corpo de modelo de 18 anos que sumiu após cair de moto aquática na Bahia é encontrado

Fonte: G1/ BA O corpo da modelo Vitória do Nascimento, de 18 anos, que desapareceu em uma barragem após cair de moto aquática, em Ponto ...

Arquivo do blog