Ad Code

Responsive Advertisement

Tartaruga é encontrada morta durante limpeza de manchas de óleo em praia de Fortaleza

Fonte: G1/ Ce


Uma tartaruga foi encontrada morta em meio aos vestígios de petróleo na praia da Sabiaguaba, em Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (10). Funcionário terceirizados da Prefeitura de Fortaleza realizam o trabalho de limpeza das manchas de óleo no litoral.

Manchas de óleo no Nordeste: o que se sabe sobre o problema
Confira a lista de praias atingidas pelas manchas de óleo no Nordeste

Esta é terceira limpeza realizada nesta praia. Na primeira vez, os responsáveis pela ação priorizaram a região das faixas de areia. A segunda tentativa de limpeza foi prejudicada pela alta maré. Desta vez, o foco são as pedras existentes na praia da Sabiaguaba.

Segundo os funcionários, com a alta maré, os animais aquáticos podem vir a se alimentar deste petróleo presente nas pedras. Contudo, ainda não é possível afirmar que a tartaruga tenha morrido em consequência do óleo na praia.

A Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) informou que haverá uma reunião para divulgar o diagnóstico de todas as praias cearenses, na tarde desta quinta-feira (10), na sede da secretaria. A avaliação será baseada nos sobrevoos realizados na costa cearense, nesta quarta (9) e quinta-feira (10).

A ação contou com o apoio de técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e representantes de ONGs ligadas às causas ambientais.

Óleo no mar

Subiu de 138 para 139 o número de locais atingidos por manchas de óleo em localidades do Nordeste, segundo um balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) divulgado na noite desta quarta-feira (9). O município de Cajueiro da Praia, no Piauí, foi o 63º a entrar para a lista de locais afetados em 9 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

As primeira manchas surgiram no dia 30 de agosto, na Paraíba, segundo informações do Ibama. O registro mais recente, de 9 de outubro, aponta a presença de óleo em 139 locais, de 63 municípios, em 9 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O Ibama confirmou que trata-se de petróleo cru, substância tóxica. As manchas de óleo recolhidas no Ceará estão sendo incineradas em um forno licenciado para a combustão, segundo o Governo do Estado.

As investigações para apurar a origem da petróleo estão sendo coordenadas pela Marinha em cooperação com o Ibama, com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com a Polícia Federal, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) e a Força Aérea Brasileira.


Fonte: G1/ Ce

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement