Inspeção do maior navio da Marinha acha contaminação por óleo em praia do Ceará

Foto mancha óleo - G1

Tropas da Marinha do Brasil começaram a operação “Amazônia Azul, Mar Limpo é Vida!”, em combate às manchas de óleo no litoral do Nordeste, na manhã desta sexta-feira (22). Os fuzileiros navais encontraram na Praia da Taíba, no município cearense de São Gonçalo do Amarante, marcas de óleo de "natureza fraca". Junto a equipes do Ibama, os oficiais iniciaram o processo de descontaminação ainda nesta manhã.

Desde o fim de agosto, as manchas de óleo já atingiram mais de 700 localidades de 10 estados brasileiros.

As equipes fazem o patrulhamento no maior navio da Marinha brasileira, o Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico, que atracou no Porto do Mucuripe, em Fortaleza, na quinta-feira (21), com 60 fuzileiros para dar apoio na ação. Equipes de fuzileiros navais e mergulhadores realizam, nesta sexta-feira, trabalho de inspeção no mangue do Rio Pacoti, em Aquiraz, e na Praia da Taíba.

A operação continua neste sábado (23), mas ainda não se sabe se nos mesmos locais que foram realizados no primeiro dia. Conforme capitão de Corveta Stanley Couto Rocha, comandante do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais em Fortaleza, a região de patrulha vai depender das demandas e necessidades apontadas pelas autoridades do Ceará.

“É importante ressaltar que todo o trabalho da Marinha está sendo em parceria com as autoridades locais, atendendo as demandas que são apresentadas”, esclarece o Capitão de Corveta Stanley Couto Rocha.

A primeira demanda é a inspeção dos locais simultaneamente, as tropas foram divididas em grupos para atender as demandas. Fuzileiros percorreram três quilômetros do Rio Pacoti sem encontrar resíduos do óleo.

Caso apareça algum indício de contaminação, a operação deve se voltar para a limpeza da área, com equipamentos adequados. “Seguindo os protocolos ambientais, vamos fazer a limpeza do óleo”, afirma o comandante. O óleo encontrado na Praia da Taíba, segundo ele, é de contaminação leve.

A embarcação deve ficar até o dia 25 deste mês na capital cearense, cumprindo as ações da operação "Amazônia Azul, Mar Limpo é Vida!". Após o período, ela deve seguir o percurso a Recife e, mais tarde, para Salvador.

A Marinha divulgou em nota nesta quinta-feira (21) que os resíduos de óleo recolhidos nos estados de Alagoas, Ceará, Pernambuco e Sergipe estão com a destinação final direcionadas a fábricas de cimento ou aterro sanitário, ambientalmente adequados.


Fonte: G1/ Ce

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, opine com responsabilidade, violação dos termos não serão aceitos. Leia nossa Política de Privacidade.

Procurá no Ceará em rede

Facebook

Facebook
Siga-nos no Facebook

BTemplates.com

Seguir por Email

Sobre

Sobre
A única certeza que temos, é que nada somos mediante o cosmos

Internet Fibra Óptica

Internet Fibra Óptica
GPnet - Internet de Alta performance

Siga por Email

Twitter Ceará em Rede

Parceiro

Notícias de Sobral

Destaque

Polícia prende suspeitos de matar torcedor do Ceará a pauladas, e explosivos são apreendidos na sede da TUF, em Fortaleza

Fonte: G1/ Ce Uma operação da Polícia Civil prendeu, na manhã desta sexta-feira (6), dois suspeitos de participarem da morte do torcedor...

Arquivo do blog