Ad Code

Responsive Advertisement

Médicos realizam o 1º transplante de rim de porco em um ser humano

Médicos realizam o 1º transplante de rim de porco em um ser humano
Foto: Google


O médico brasileiro Leonardo Riella liderou uma cirurgia revolucionária: o primeiro transplante de rim de um porco geneticamente modificado para um paciente humano vivo. Essa inédita cirurgia ocorreu em um hospital em Boston, nos Estados Unidos, onde o médico atua. O anúncio foi feito recentemente, e os primeiros sinais são promissores .

Richard “Rick” Slayman, um homem de 62 anos, com doença renal em estágio avançado, foi o paciente escolhido para essa cirurgia pioneira. Ele estava em diálise havia sete anos.


Essa conquista é um marco significativo na medicina e representa um avanço para milhares de pessoas que aguardam por um transplante de rim. A disponibilidade oportuna de um rim poderia proporcionar um tratamento muito melhor para a insuficiência renal do que a diálise .

A pesquisa para esse xenotransplante, que é a implantação do órgão do animal em humanos, foi desenvolvida ao longo de cinco anos pelo hospital em parceria com a empresa eGenesis. O desafio era superar a resposta do sistema imunológico, que poderia rejeitar o tecido estranho. 

Para isso, os cientistas retiraram genes suínos que prejudicavam a resposta do corpo humano e acrescentaram genes humanos. Além disso, inativaram retrovírus endógenos suínos no doador para eliminar qualquer risco de infecção. Após testes em macacos, encontraram a modificação genética adequada para ser implantada em humanos .

Essa conquista representa um passo audacioso no campo dos transplantes e abre novas possibilidades para a medicina. A esperança é que, no futuro, mais vidas possam ser salvas graças a essa inovadora técnica.



Fonte: Sobral Notícias

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement