ESSA SEMANA: Explosões internas no Sol provocam tempestades que atingirão a Terra

Existe a preocupação de que sinais GPS, comunicações por rádio e transmissões de energia possam ser interrompidos

Uma rara explosão dupla de tempestades solares magneticamente carregadas atingirá a Terra na noite da próxima quinta, 18 e sexta-feira, 19. Segundo especialistas da área de monitoramento do clima espacial, existe a preocupação de que sinais GPS, comunicações por rádio e transmissões de energia possam ser interrompidos.
A tempestade pode gerar alterações no campo magnético do planeta. Essa interferência pode provocar alterações momentâneas em satélites, nas transmissões de rádio e até mesmo no sistema energético, mas não causará danos estruturais. Mesmo assim, o evento já mostra suas consequências. Algumas companhias aéreas foram forçadas a desviar seus voos entre os polos.

Explosão solar dupla
Chamada de ejeção de massa coronal, a tempestade solar é gerada por explosões internas da estrela. Contudo, recentemente houve uma explosão dupla no Sol, fazendo com que os seus possíveis efeitos na Terra gerem preocupações entre os especialistas.
O Solar Dynamics Observatory, órgão da Nasa, detectou duas explosões de classe X na última terça e quarta (A classe X é o índice mais forte na escala). Devido ao fenômeno raro, o Centro de Previsão Climática, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa) também soltou alerta sobre os problemas temporários que a tempestade pode causar.

Fonte: Portal Brasil/Via O Povo
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, opine com responsabilidade, violação dos termos não serão aceitos. Leia nossa Política de Privacidade.

Procurar no Ceará em rede

Destaque

Mãe morre ao tentar defender filho de homicídio no Ceará

Fonte: G1 Uma mulher de 57 anos foi morta a tiros, ao tentar salvar o filho de 18 anos da ação de criminosos, na tarde desta quarta-feira (...

Arquivo do blog