Ad Code

Responsive Advertisement

Projeto Laços de Família inaugura nova sede em Sobral.


Projeto Laços de Família - Agora no Centro de Sobral


Nessa Sexta-feira dia 18, o Projeto Laços de Família ganha nova sede em Sobral.




A Defensoria Pública do Estado do Ceará implementou o programa “Laços de Família: Conhecer para Amar” e vem mudando a realidade de muitas pessoas, em Sobral, por meio de soluções extrajudiciais, com a mediação, conciliação e demais técnicas de composição amistosa de conflitos, nos processos que envolvem ações de família.

O projeto iniciou a partir de uma parceria entre a Defensoria Pública do Ceará e o Centro Universitário Inta(UNINTA) com atendimentos destinados apenas aos moradores do bairro Dom Expedito, onde está instalada a sede do Centro Universitário INTA, em Sobral. No entanto, com o fortalecimento das ações, o projeto se estendeu para as demais regiões da cidade. “Devido ao grande apelo social e constante busca pelo atendimento defensorial, o Laços de Família ganhou muita visibilidade, foi ampliado, e atualmente, abrange todos os bairros do município’, destacou a coordenadora do projeto, a defensora pública Emanuela Vasconcelos Leite.

Além da defensora pública, a equipe é composta ainda por profissionais da área de assistência social e pedagogos. Até setembro de 2017, já foram cadastradas 281 famílias, das quais 70% delas passaram pelo atendimento de mediação. Os outros atendimentos dizem respeito ao atendimento assistencial, psicológico, conciliação e de consulta jurídica. Atualmente, o projeto é uma das sedes de estágio para os mediadores que estão em processo de formação pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará. “Além da trabalharmos essa parte social, de darmos uma resposta para os conflitos de família, estamos colaborando com a formação dos novos mediadores na região. Ao todo, quase 50 mediadores passarão por este processo de capacitação”, ressalta a defensora pública Emanuela Vasconcelos Leite.

As demandas mais comuns que são atendidas pelo projeto têm sido pedidos de pensão alimentícia, guarda, divórcio, adoção, investigação de paternidade, dentre outras temáticas relacionadas à questões familiares. “Além de solucionar, na maioria das vezes, o conflito da família que originou o processo, encaminhamos as partes para outras demandas, como busca de empregos, atendimentos assistenciais e até mesmo acompanhamento psicológico. Dessa forma, restabelecemos os contatos e a pacificação é alcançada de forma mais efetiva”, conclui a defensora.

O projeto foi concebido para oferecer à comunidade ações de mediação familiar com vistas a minimizar os reflexos jurídicos e sociais, frutos de conflitos familiares. Desenvolvido usando a técnica de conciliação, o projeto é conduzido por defensores públicos e conta com atendimento multidisciplinar realizado também por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos.

Confira o convite:


Serviço

Projeto Laços de Família

Inauguração da nova sede: 18 de outubro de 2019.

Endereço: Avenida Dr. Guarany, 864, centro de Sobral.
Telefone: (88) 99859.4444
E-mail: lacosdefamilia@inta.edu.br

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement