Esse é o único aracnídeo na Terra que passa a vida inteira debaixo d'água. Para conseguir viver assim, essa aranha guarda algumas habilidades engenhosas, começando por sua teia em uma vegetação subaquática. O biólogo Roger Seymour, da Austrália, da Universidade de Adelaide, estabeleceu populações dessa espécie em laboratório para estudar a dinâmica de sua maneira de conseguir ar.
Em vez de expandir a teia girando lateralmente, a aranha acrescenta mais e mais seda para o fundo até que a estrutura de fato se assemelha a um sino. Além disso, há uma série de linhas de seda que sobem do “sino” para a superfície, segundo o pesquisador. “E a aranha se move ao longo destas linhas de teia como se estivesse subindo uma escada. Na superfície, ela não engole ar como se poderia esperar, mas levanta o seu traseiro para isso”, disse Seymor.
Então, quando ela mergulha de volta, o ar fica preso pelos cabelos hidrofóbicos em uma bolha que abrange todo o abdômen da aranha. Mantendo esta bolha no lugar com as pernas traseiras, a aranha vai depositando o ar acumulado em seu sino até que ele fique grande o suficiente para que ela possa até levar a sua presa para dentro.
FONTE: Wired
0 Comentários
Comente, opine com responsabilidade, violação dos termos não serão aceitos. Leia nossa Política de Privacidade.