Ad Code

Responsive Advertisement

Estudante sobralense vence concurso de nível nacional


Ceará em Rede: Foto divulgação MPT 01

município de Sobral foi premiado no Prêmio MPT na Escola em cerimônia realizada no dia 28 de novembro, na Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT), em Brasília. O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, acompanhou a estudante Karizia Azevedo Lima, que conquistou o primeiro lugar do Brasil na modalidade conto e recebeu a medalha e um tablet. “Esse prêmio é o reconhecimento da qualidade da produção textual dos estudantes de Sobral e da excelência da articulação de ideias no contexto da proteção da criança e do adolescente”, disse o secretário.
Também participaram da cerimônia de premiação, a diretora da Escola Elpídio Ribeiro da Silva, Jóina do Espírito Santo, a coordenadora de Educação Infantil, Kathleen Arcanjo, a mãe da estudante e o professor Heloíso Brito, que orientou na elaboração do trabalho. Através do conto “Os monstros de Luna”, a estudante aborda o trabalho infantil e identifica, a partir dos dias da semana, os vilões que obrigam uma criança a abrir mão da sua infância para manter uma jornada de trabalho ininterrupta.

Ceará em Rede: Foto divulgação 02

Foram selecionados os melhores trabalhos entre os vencedores das etapas estaduais. Participaram da disputa alunos de Ensino Fundamental de 386 municípios de 11 estados e do Distrito Federal. Os estudantes concorreram em seis modalidades – melhores contos, curtas-metragens, esquetes teatrais, músicas, desenhos e poesias sobre o combate ao trabalho infantil – divididos em dois grupos – o primeiro, para alunos de 4º e 5º ano e o segundo, para 6º e 7º ano.
Inspiração cearense
O MPT na Escola é a versão nacional de uma iniciativa que teve início no Ceará, ainda em 2008: o Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), que neste ano comemora neste ano comemora uma década de existência e está presente em mais de 140 municípios cearenses. A iniciativa compõe o eixo educação do projeto Resgate à Infância e mobiliza quase 350 mil estudantes e mais de 23 mil profissionais de ensino. Entre 2009 e 2015, o estado reduziu em mais de 70% os casos de trabalho precoce, segundo o IBGE. Foi a maior redução registrada no país, no período.
No programa, educadores ganham formação sobre o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, trabalho adolescente protegido e combate e prevenção do trabalho infantil. São convidados a criar planos de ação para suas escolas, na intenção de construir projetos, sempre acompanhados pelo MPT. O resultado é apresentado em encontros municipais e estaduais.
Fonte: SEDUC. Sobral

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement